Pronunciamento de Mauro Miranda em 17/06/2002
Discurso durante a 89ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento, no último dia 15, em Goiás, de Juarez Bernardes.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento, no último dia 15, em Goiás, de Juarez Bernardes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/06/2002 - Página 12240
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JUAREZ BERNARDES, EX-DEPUTADO, PROFESSOR, ESTADO DE GOIAS (GO).
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna na tarde de hoje para um registro doloroso, não apenas para mim mas para a legião de amigos, companheiros e admiradores do homem público, educador e agrônomo Juarez Bernardes.
Ele faleceu no último dia 15, sábado, em sua fazenda de Anicuns, interior de Goiás.
Juarez se notabilizou como o deputado mais votado da história goiana, recebendo 80 mil súfragios na eleição de 1974, o que então correspondia a 10% do eleitorado do nosso Estado.
Cabe aqui lembrar que o pleito daquele ano marcou o início de uma reação democrática e popular contra o regime militar autoritário, imposto ao País uma década antes, com o substancial aumento da representação do MDB - hoje PMDB - nas assembléias legislativas e na Câmara dos Deputados e com a ascensão a este Senado Federal de nomes inesquecíveis como os do paulista André Franco Montoro, do pernanbucono Marcos Freire (ambos já falecidos) e do gaúcho Paulo Brossard, entre tantos outros.
Foi na companhia inspiradora desses políticos ilustres que Juarez Bernardes prestou sua contribuição valiosa à promoção dos legitimos interesses do povo goiano e à causa da redemocratização brasileira dando prosseguimento a uma carreira iniciada na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, sob a bandeira idealista e intrépida da União Democrática Nacional (UDN).
Ele conquistaria seu primeiro mandato federal em 1970, ajudando a acender um ponto de luz na treva ainda quase total da longa noite do autoritarismo.
Mas não foi apenas no fragor da tribuna que Bernardes testou sua dedicação à coisa pública. Também provou sua grande capacidade de trabalho no paciente e exaustivo cotidiano das lides administrativas, na qualidade de Secretário de Agricultura do Estado de Goiás e de Assuntos Políticos da Prefeitura de Goiânia.
Seus ex-alunos da Universidade Federal de Goiás, da qual estava aposentado e onde começara a lecionar em 1966, também lamentarão sua perda.
Quero unir minha voz a todos esses setores da vida goiana para levar um testemunho de saudade e amizade à família de Juarez Bernardes, composta por sua viúva, Srª. Helê Parrode, e seus três filhos (Ricardo, Rogério e Juarez Júnior).
A eles, as nossas sinceras condolências, fortalecidas pela certeza de que o legado desse homem permanecerá vivo no pensamento e no coração de todos quanto lutamos por um Goiás mais democrático, próspero, justo e feliz para esta e para as próximas gerações.
Muito obrigado.
Modelo1 1/21/255:49