Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a inauguração do Centro de Memória Lourival Baptista, no último dia 17, em Aracajú/SE, que representa a preservação da cultura e da memória política de Sergipe.

Autor
Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Satisfação com a inauguração do Centro de Memória Lourival Baptista, no último dia 17, em Aracajú/SE, que representa a preservação da cultura e da memória política de Sergipe.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2002 - Página 12491
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, MUNICIPIO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), OBJETIVO, PRESERVAÇÃO, CULTURA, POLITICA, REGIÃO.
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, ACERVO, LOURIVAL BAPTISTA, EX SENADOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, INTERESSE, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago a esta Casa, nesta tarde, o registro de um importante evento ocorrido na segunda-feira, dia 17 de junho, no meu Estado, Sergipe, na cidade de Aracaju.

Refiro-me à inauguração do Centro de Memória Lourival Baptista, iniciativa da Universidade Tiradentes, instituição de ensino superior que tem a preocupação com a preservação da memória cultural de Sergipe.

O Centro de Memória tem como objetivo revitalizar a memória política Sergipe, desde 1940 até os nossos dias, por meio da preservação e divulgação do acervo de Lourival Baptista, um dos mais notórios homens públicos de meu Estado e de todo o País.

Lourival Baptista é, sem dúvida, um vulto da história sergipana. Baiano de nascimento, médico por formação e político por vocação, Lourival Baptista adotou Sergipe como seu lar e seu Estado de coração. Em São Cristóvão, para onde se mudou em 1942, ele se casou e teve quatro filhos. Foi também nessa cidade que iniciou sua trajetória pública. Foi Deputado Estadual, entre 1947 e 1951, Prefeito de São Cristóvão, de 1951 a 1954, Deputado Federal por dois mandatos, Governador de Sergipe e Senador. Nesta Casa Legislativa, Sr. Presidente, ele permaneceu por 24 anos, representando, de forma irreparável, os interesses dos sergipanos.

Toda a vida pública de Lourival Baptista foi marcada pela preocupação com as condições de vida do povo a quem dedicou toda a sua atividade pública. Como Governador realizou várias obras de grande importância, entre elas podemos destacar o Estádio Estadual Lourival Baptista, conhecido como o Baptistão; o Edifício Estado de Sergipe e o Tribunal de Contas do Estado.

Mas a grande obra do então Governador Lourival Baptista foi pacificar a família sergipana.

O acervo, que já se encontra à disposição do público, é formado por mobiliário, pinturas, fotografias, comendas e medalhas, bem como por documentos que abrangem a história político-administrativa desse que foi, e sempre continuará sendo, uma inspiração a todos os homens públicos do Brasil.

Por tudo isso, Sr. Presidente, registro essa iniciativa da Unit - Universidade Tiradentes, que, além de louvável, mostra o verdadeiro caráter de preservação do passado, que deve ter todas aquelas instituições que se pretendem sérias e que efetivamente contribuem para o seu tempo.

Muito obrigada.


Modelo1 5/4/247:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2002 - Página 12491