Discurso durante a 89ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO JUAREZ BERNARDES, PELO ESTADO DE GOIAS.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-DEPUTADO JUAREZ BERNARDES, PELO ESTADO DE GOIAS.
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2002 - Página 12148
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JUAREZ BERNARDES, EX-DEPUTADO, PROFESSOR, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi sepultado ontem em Goiânia o ex-Deputado Estadual, ex-Deputado Federal e professor aposentado da Universidade Federal Juarez Bernardes.

Entendemos, eu e o Senador Mauro Miranda, que temos o dever de buscar junto ao Senado Federal as homenagens àquele goiano ilustre, homem público exemplar, chefe de família dedicado, que deixou as marcas de um grande brasileiro durante toda a sua vida.

Juarez Bernardes, ainda jovem, foi eleito Deputado Estadual pela extinta UDN. Posteriormente, foi um dos fundadores do MDB e eleito três vezes Deputado Federal pelo Partido. Disputou numa eleição a vaga ao Senado Federal, não tendo conseguido o sucesso por uma pequena margem de votos.

Goiás, na verdade, e o Brasil, por que não dizer, devem muito a Juarez Bernardes. Com a intenção de deixar nos Anais desta Casa o reconhecimento do Senado Federal, apresentamos esse requerimento de pesar pelo seu passamento e para que a comunicação de tal gesto seja feita à sua esposa, Srª Helê Parrode Bernardes, e aos seus três filhos.

Sr. Presidente, como representante do Estado de Goiás, juntamente com o Senador Mauro Miranda, registro nossa tristeza, consciente de que a morte de Juarez Bernardes deixará uma lacuna impreenchível na vida pública de Goiás e de que sua vida, seu espírito de goianidade e seu sentimento patriótico servirão de exemplo à atual geração e às futuras, que hão de tomar conhecimento da vida desse extraordinário amigo, um dos mais ilustres goianos.

Portanto, pedimos ao Senado Federal a aprovação deste requerimento, para que conste dos Anais da Casa a homenagem, que, com tristeza, prestamos nesta tarde de 17 de junho de 2002.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2002 - Página 12148