Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A DUPLICAÇÃO DA BR-101, QUE LIGA A CIDADE DE FLORIANOPOLIS-SC A OSORIA-RS.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • LANÇAMENTO DO EDITAL DE LICITAÇÃO PARA A DUPLICAÇÃO DA BR-101, QUE LIGA A CIDADE DE FLORIANOPOLIS-SC A OSORIA-RS.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2002 - Página 13494
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • ELOGIO, LANÇAMENTO, EDITAL, LICITAÇÃO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), MUNICIPIO, OSORIO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REDUÇÃO, ACIDENTE DE TRANSITO, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, VALORIZAÇÃO, REGIÃO.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não poderia deixar de me regozijar com o que ocorreu, ontem, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Eis que lá esteve o Ministro João Henrique, dos Transportes, para participar de um grande evento.

Na presença dos prefeitos de Passos de Torres, em Santa Catarina, e de Torres, no Rio Grande do Sul, de deputados estaduais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, de deputados federais e, inclusive, da representação dos Secretários de Estado de ambos os Estados, houve um ato significativo: foi lançado o edital de duplicação da BR-101, no trecho de Florianópolis a Osório, no Rio Grande do Sul.

Sr. Presidente, há anos que a população ansiava por esse momento. Há, inclusive, um slogan no sul catarinense que se refere a essa estrada como “a duplicação da vida”, porque dezenas de pessoas já perderam a vida naquele local. Com certeza, essas pessoas, que na eternidade estão, ontem estavam torcendo para que não aconteça o mesmo com aqueles que aqui ficaram, com as centenas de pessoas que lá compareceram para presenciar o ato, entre gaúchos e catarinenses.

O ato físico da duplicação da BR-101, sem dúvida alguma, preservará a vida, amenizará os acidentes, escoará a produção, que é o corredor do Mercosul, e valorizará a região como um todo.

Esse feito precisa ficar registrado nesta Casa.

Destaco o regozijo dos catarinenses nesta Casa, do Senador Adir Gentil, que aqui está, e o do Senador Ari Stadler, que esteve, ontem, em Passos de Torres. Nós, os três Senadores de Santa Catarina, congratulamo-nos com a realização da obra.

Todos nós, do Fórum Parlamentar Catarinense do Congresso Nacional, esperávamos há muitos anos pela “duplicação da vida”, simbolizada pela BR-101, o que representa o início de uma nova caminhada.

Sr. Presidente, este é um registro que eu não poderia deixar de fazer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2002 - Página 13494