Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • HOMENAGEM A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2002 - Página 13882
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SELEÇÃO, FUTEBOL, BRASIL, EXPECTATIVA, VITORIA, CAMPEONATO MUNDIAL.
  • NECESSIDADE, ESFORÇO, POLITICO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, POPULAÇÃO, COMPARAÇÃO, ATUAÇÃO, SELEÇÃO, FUTEBOL, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, Srªs e Srs. Senadores, faço uma homenagem à Seleção Brasileira, que está disputando o Campeonato Mundial de Futebol, primeiro, na Coréia do Sul e, agora, no Japão. A seleção, com o técnico Luís Felipe Scolari e todos os jogadores, vem dando um verdadeiro exemplo para todos nós, brasileiros.

            O futebol constitui um dos esportes mais importantes e é a paixão do povo brasileiro; exige esforço de equipe; a coordenação dos esforços de todos os 11 jogadores, do técnico e - obviamente tão importante - o próprio esforço da torcida. Fez bem o Técnico Luiz Felipe Scolari quando, três horas antes do último jogo contra a Turquia, mostrou um vídeo com cenas da vida de cada um dos jogadores, que se emocionaram e perceberam inclusive como o povo do Brasil tem se emocionado com as suas jogadas; sobretudo a maneira como reagem os seus familiares nas suas próprias residências.

Tão bonita foi a reação de Roberto Carlos quando, tendo assistido que seu pai, seu tio e os seus familiares estavam torcendo por suas jogadas, disse que a emoção do brasileiro humilde com a seleção dá vontade de parar e dizer: "Obrigado, meu Deus, por me dar esse dom de levar alegria aos outros." Este exemplo é muito importante porque os jogadores têm dado o máximo de si, não apenas em relação à técnica e à arte de jogar bem o futebol como também a combinação, primeiro, de um excelente preparo físico e, segundo, da atenção do médico e dos preparadores físicos para cada um dos jogadores. No próximo domingo, vamos ter a felicidade de observar todos os 23 jogadores da seleção no seu ápice da forma física, e isto é fantástico. A equipe da Alemanha não vai poder contar com o seu principal jogador. E felizmente até o Ronaldo, o fenômeno, vai estar no melhor da sua forma, assim como Ronaldinho gaúcho, Rivaldo e os demais que foram progressivamente atingindo esse ponto máximo de desempenho.

É importante ressaltarmos como o exemplo da seleção brasileira pode ser transferido para todos os campos de atividade. Que bom que a Seleção Brasileira esteja realizando esta função tão extraordinária de fazer com que todos nós, brasileiros, estejamos com a nossa auto-estima no mais elevado grau!

Senadora Heloísa Helena, Senador Tião Viana, se eles são capazes de fazer isso no campo de futebol, com uma bola, nós, certamente, brasileiros, seremos capazes de agirmos da mesma forma no campo da política econômica, da coordenação dos instrumentos no sentido de o Brasil, ao mesmo tempo, crescer de acordo com a nossa potencialidade, criar os instrumentos de política econômica que transforme o nosso País em uma Nação efetivamente justa, civilizada. Que todos os brasileiros tenham oportunidade de emprego; e aquelas pessoas que querem dar de si para realizar um trabalho, ao chegarem ao mercado de trabalho possam encontrar uma oportunidade; que possamos erradicar a pobreza, melhorar a distribuição de renda; não podemos continuar nesta situação que não nos honra: a de sermos um dos últimos colocados no campeonato mundial da desigualdade.

Assim, Sr. Presidente, quero também transmitir aos coreanos: cansamidá, e, aos japoneses, arigatô, que quer dizer muito obrigado. Quero dizer também aos sul-coreanos, aos norte-coreanos que espero que eles possam um dia, em breve, estarem unidos e que possam manze - ter uma longa vida.

            Espero que todos aqui possamos, no próximo domingo, estar saudando a Seleção Brasileira.

Concluindo, Sr. Presidente, se me permite, que esta camisa seja um paletó, para ser considerada uma homenagem e desejo de boa sorte à Seleção Brasileira. Com esta cor todos os jogadores saberão também homenagear e torcer com a maior vibração pelo nosso pentacampeonato.

Que Marcos, Cafú, Lúcio, Roque Júnior, Edmilson, Roberto Carlos, Ricardinho, Gilberto Silva, Ronaldo - que marcou um gol de bico como o de Romário; em homenagem a Romário - Rivaldo, Ronaldinho, Dida, Belete, Anderson Polga, Kleberson, Júnior, Denilson, Vampeta, Juninho paulista, Edilson, Luizão, Rogério e Kaká, todos possam jogar o melhor possível.


Modelo1 4/24/249:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2002 - Página 13882