Discurso durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

SOLICITA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. FRANCISCO CANDIDO XAVIER.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SOLICITA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. FRANCISCO CANDIDO XAVIER.
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2002 - Página 14592
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, FRANCISCO CANDIDO XAVIER, LIDER, RELIGIÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, OBRA LITERARIA, ATUAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, AUXILIO, POPULAÇÃO.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o requerimento encontra ressonância. É um requerimento de pesar, pesar que se abate sobre todos os brasileiros no instante em que perdemos, porque passa desta vida para outra, a figura de um homem extraordinário, que sempre demonstrou paciência e tolerância, que pregou bondade, que transmitiu fé, a fé que remove montanhas e que alimenta o espírito e nos dá tanta esperança. Refiro-me ao passamento de Francisco Cândido Xavier, o famoso e respeitável Chico Xavier, que deixou este mundo aos 92 anos e que, com toda certeza, fará falta aos milhares de brasileiros que têm nos seus ensinamentos lições de fé e de força para enfrentar a vida.

Daqui da tribuna do Senado, solidarizamo-nos com a sua família, com a dor da população de Uberaba, cidade onde viveu toda a sua vida, vida de realizações em benefício da humanidade. Deixou ele uma vasta obra, são mais de 400 obras literárias, psicografadas por esse ilustre brasileiro, que foi o mais respeitado representante do Espiritismo no Brasil.

Todos os Srs. Senadores sabem como tenho vinculação com o Catolicismo, embora respeite as crenças de meus semelhantes. No caso de Chico Xavier, devemos considerá-lo acima de divisões de religiões ou de igrejas, porque devemos considerá-lo como representante do bem neste planeta, atendendo milhares de brasileiros na sua vida de dedicação aos pobres e aos desesperados. Sua mensagem sempre repleta de muito otimismo e de fé tem sido multiplicada em diferentes tipos de publicações, que podem ser encontradas nas diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Chico Xavier, sem dúvida alguma, vai fazer grande falta a todos os brasileiros, e nos emociona ver as homenagens que recebe neste momento em Uberaba, onde seu corpo está sendo velado.

Em nome do Congresso Nacional, quero externar aqui a nossa tristeza pelo afastamento desse líder espiritual e afirmo, sem vacilar, que perdemos uma das maiores personalidades religiosas do nosso País.

O Senado, portanto, presta esse tributo de solidariedade de profundo pesar às famílias, principalmente, de Uberaba, de Minas Gerais e do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2002 - Página 14592