Fala da Presidência durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ANUNCIA O INICIO DO NOVO SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRONICA DO PLENARIO, APOS AS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PARA EFETUAR AS CORREÇÕES RECOMENDADAS NO RELATORIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, QUE GARANTEM SEGURANÇA E SIGILO DAS VOTAÇÕES SECRETAS, POREM, SOMENTE SERÃO REALIZADAS APOS A CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA, ATE O FINAL DO CORRENTE MES.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • ANUNCIA O INICIO DO NOVO SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRONICA DO PLENARIO, APOS AS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PARA EFETUAR AS CORREÇÕES RECOMENDADAS NO RELATORIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, QUE GARANTEM SEGURANÇA E SIGILO DAS VOTAÇÕES SECRETAS, POREM, SOMENTE SERÃO REALIZADAS APOS A CERTIFICAÇÃO DO SISTEMA, ATE O FINAL DO CORRENTE MES.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2002 - Página 15199
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, PROVIDENCIA, CENTRO DE INFORMATICA E PROCESSAMENTO DE DADOS DO SENADO FEDERAL (PRODASEN), SECRETARIA GERAL DA MESA, CUMPRIMENTO, DETERMINAÇÃO, COMISSÃO DIRETORA, CORREÇÃO, SISTEMA ELEITORAL, PLENARIO, SENADO, RECOMENDAÇÃO, RELATORIO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), AUXILIO, SEGURANÇA, SIGILO, VOTAÇÃO SECRETA, CONGRESSISTA.
  • COMENTARIO, UTILIZAÇÃO, SISTEMA, VOTAÇÃO ELETRONICA, NECESSIDADE, COMPROVAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP).

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, comunico a V. Exªs que o Prodasen e a Secretaria-Geral da Mesa, em cumprimento às determinações da Comissão Diretora, tomaram providências para efetuar as correções no sistema de votação eletrônica.

Todas as alterações promovidas foram recomendadas no relatório da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, que, como é do conhecimento geral, identificou vários pontos vulneráveis no antigo sistema.

O novo sistema de votação eletrônica entrou em operação a partir de hoje, para o registro de comparecimentos e de votações nominais.

A certificação do novo sistema de votação eletrônica será feita até o final do corrente mês pela Unicamp, que foi contratada para tal fim. As votações secretas só serão realizadas após essa certificação.

Esclareço às Srªs e aos Srs. Senadores que o novo sistema passa a contar com várias características que garantem a segurança necessária e, em particular, o sigilo das votações secretas. Quando a Unicamp certificar o novo sistema, a Presidência comunicará a V. Exªs os novos recursos e a segurança que o mesmo oferecerá.

Informo ainda que a Secretaria-Geral da Mesa está à disposição para o cadastramento de V. Exªs, de acordo com as orientações da Unicamp. É o próprio Senador quem cria sua senha, a qual poderá ser recuperada ou alterada, a qualquer momento, pelo reconhecimento da respectiva impressão digital.

A Secretaria-Geral da Mesa está à disposição das Srªs Senadoras e dos Srs. Senadores para esclarecer qualquer dúvida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2002 - Página 15199