Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre o desempenho do Governador do Maranhão, Sr. José Reinaldo Tavares.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Considerações sobre o desempenho do Governador do Maranhão, Sr. José Reinaldo Tavares.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2002 - Página 15564
Assunto
Outros > ESTADO DO MARANHÃO (MA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ANALISE, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MARANHÃO (MA), REALIZAÇÃO, PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAUDE, SANEAMENTO BASICO, CULTURA.
  • IMPORTANCIA, PROGRAMA, GARANTIA, ALIMENTAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, SEGURANÇA PUBLICA, COMBATE, VIOLENCIA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna desta Casa para uma abordagem eminentemente política relativa ao meu Estado, o Maranhão. Quero tecer algumas considerações sobre o desempenho do Governador José Reinaldo Tavares que, há pouco mais de cem dias, assumiu a direção do Estado. São considerações de cunho político, sem dúvida, não, porém, do cunho político vulgar, da marca da intriga ou do elogio fácil e interesseiro. São considerações que se pautam na grande acepção da política, no significado da política que olha os anseios maiores das comunidades no seu todo e das comunidades singulares.

Nesse contexto, faço referência ao trabalho que vem executando o Governador José Reinaldo na gestão maior dos caminhos do Maranhão.

Teve o Governador José Reinaldo a ventura de receber o Estado já bem encaminhado tanto do ponto de vista administrativo quanto no que diz respeito ao horizonte visualizado quando recebeu o comando maior das mãos de Roseana Sarney, cujo exemplo de seriedade e visão administrativas revelou uma genuína vocação para gerir os interesses da coletividade. O Governador José Reinaldo, porém, tem enriquecido o quadro recebido com criatividade e atuação típicas de um homem talhado para enfrentar grandes desafios, para conceber e conduzir ações destinadas à satisfação das necessidades do povo e à projeção de encaminhamentos para o progresso. Tem dado à sua atuação marca própria, caracterização específica, sensibilidade e vislumbre de liderança segura.

Já é comum no Estado a referência ao Zé Reinaldo como realizador. De fato, nos primeiros cem dias de seu governo, levou a termo mais de trezentas intervenções em todo o Maranhão, na área da infra-estrutura econômica e na social, em particular, no que diz respeito a estradas, energia elétrica para a zona rural, saneamento básico, saúde, educação e cultura.

É prova dessa verdade a entrega do teatro Ferreira Gullar restaurado à população de Imperatriz, a pavimentação das estradas que ligam Bacabeira a Rosário, Grajaú a Lajeado Novo, São Francisco do Brejão ao entroncamento com a BR-010, Pastos Bons a Nova Iorque, Jatobá à BR-135 e Fortuna também à BR-135. Inaugurou a Ponte da Amizade sobre o rio Parnaíba, ligando a cidade de Timon a Teresina, a capital do Estado do Piauí. E o Município de Milagres foi beneficiado com a estrada MA-034.

Na cidade de São Luís, estão sendo realizadas obras na Vila Luisão, em Sá Viana, Vila Embratel, Bom Milagre, Santo Antônio, na vila Raposo e na Praia do Porco. Estão em reforma o hospital Presidente Vargas, a maternidade Benedito Leite, a Universidade Integrada Sousandrade, bem como as estações de tratamento de esgoto de Bacanga, Olho d'Água e Jacarati. Além disso, o Mutirão da Cidadania está proporcionando lazer, atendimento médico e documentos pessoais gratuitos em quinze bairros de São Luís e às cidades de Açailândia e Imperatriz.

O programa Luz para Todos está em ação em quinhentas localidades de 194 Municípios, eletrificando a zona rural, um velho e aguardado sonho da população agrícola não só do Maranhão, mas de numerosíssimas regiões do interior do Brasil.

No campo educacional, sublinha-se o resultado de cem mil alunos formados pelo projeto Viva Educação. Viva Educação é projeto pioneiro, com metodologia própria, contextualizado na realidade local e voltado para a superação da defasagem idade-série no ensino médio. Em quinze meses, o aluno pode cumprir todas as exigências do conteúdo programático desse nível de ensino e inserir-se mais qualificado no mercado de trabalho. Da mesma forma é de vanguarda o Vestibular do Cidadão, curso de preparação de alunos da rede pública para preencherem cinco mil vagas de ensino superior nas cidades de São Luís, Imperatriz e Caxias.

Em relação à saúde, 37 centros de atendimento médico de urgência estão sendo estruturados no interior do Estado, num insigne esforço de interiorização e descentralização dos serviços nesse segmento, com a conseqüente agilização das estruturas de São Luís e das cidades maiores do interior.

Cabe lembrar também iniciativas diretamente voltadas para a população pobre como o programa Carne na Mesa. Esse programa está garantindo alimentação de melhor qualidade a centenas de famílias em 41 pontos de venda na cidade de São Luís. Em breve, o programa será ampliado para atender a todo o território do Estado. Na Casa da Agricultura Familiar, o pequeno produtor rural tem acesso não apenas a linhas de crédito assistido, mas também a orientação técnica, a resultados de pesquisas e a capacitação específica.

Na área da segurança pública, setor onde se tem manifestado a fraqueza e a desorientação do Estado brasileiro como um todo no combate à violência, com a decorrente instalação do medo da violência nas famílias brasileiras, a Operação Imperatriz, implantada nessa cidade, proporcionou à região motos, viaturas e um helicóptero, meios que se têm demonstrado muito eficientes para a prevenção e o combate ao crime.

Por último, quero lembrar também a louvável iniciativa do Orçamento Regionalizado do Estado, já em discussão nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento para 2003. A discussão do orçamento em nível regional certamente proporcionará maior acerto na aplicação dos parcos recursos públicos, com a conseqüência do atendimento direto e visível das reivindicações da população.

Sr. Presidente, preocupações e ações públicas dessa envergadura e abrangência é o que defino como decorrência da opção política no mais alto sentido do termo. Não é a intriga, mas o feito. Não é a pretensão de poder, mas a escolha de servir. Não é a aceitação de situações de abandono e injustiça, mas a consciência da necessidade de mudar. Não é o planejamento e o manuseio burocrático e restrito, mas a manifestação da florescência de um espírito que visa a frutos para toda a coletividade. A isso chamo de visão política voltada para os anseios maiores das comunidades. É o que o Governador Zé Reinaldo está fazendo.

Muito obrigado.


Modelo1 4/29/245:38



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2002 - Página 15564