Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCURSO, NO PROXIMO DIA 11 DE AGOSTO, DO DIA DO ADVOGADO, OCASIÃO EM QUE SERA INAUGURADA A TV JUSTIÇA, EM CERIMONIA A REALIZAR-SE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS, NO PROXIMO DOMINGO.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. JUDICIARIO.:
  • TRANSCURSO, NO PROXIMO DIA 11 DE AGOSTO, DO DIA DO ADVOGADO, OCASIÃO EM QUE SERA INAUGURADA A TV JUSTIÇA, EM CERIMONIA A REALIZAR-SE NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS, NO PROXIMO DOMINGO.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2002 - Página 15417
Assunto
Outros > HOMENAGEM. JUDICIARIO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ADVOGADO, ELOGIO, PROFISSÃO, MELHORIA, JUSTIÇA, BENEFICIO, POPULAÇÃO, PAIS.
  • ANUNCIO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), INAUGURAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, JUDICIARIO, AUXILIO, POPULAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, SERVIÇOS JUDICIARIOS.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PAI, ELOGIO, ESFORÇO, DESENVOLVIMENTO, CRIAÇÃO, FILHO.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, Sr. Senador Bernardo Cabral, a Presidência não só defere o requerimento de V. Exª, como também aproveita a deixa do seu pronunciamento, já que V. Exª fala no Poder Judiciário, para lembrar à Casa que, no dia 11 de agosto próximo, que cai num domingo, vamos comemorar uma grande data: a da criação dos cursos jurídicos no País. É o Dia do Advogado. Em qualquer regime, em qualquer momento, a profissão do advogado é sempre símbolo de luta por uma melhor justiça, por uma autêntica liberdade e pela defesa das garantias fundamentais que norteiam o Estado de Direito, o Estado moderno. É o advogado a verdadeira sentinela, o homem que está de pé, em defesa dos oprimidos, dos necessitados, de uma melhor justiça, de uma justiça social em favor da nossa população, da nossa gente. É o advogado, sem sombra de dúvida, aquele profissional mais destemido na luta pelos ideais da democracia.

Por isso, como não haverá mais sessão - parece-me que esta é a última -, pela minha voz, como Presidente da Casa, quero pedir licença para falar em nome de todos os outros Senadores, saudando o 11 de agosto, a data da criação dos cursos jurídicos no Brasil, abraçando o advogado, aquele profissional que está citado na Constituição - relatada por V. Exª, Senador Bernardo Cabral, que me antecedeu na tribuna. É a única profissão que tem ali um artigo todo especial a ela dedicado, em reconhecimento ao seu valor e ao trabalho do advogado em favor de tudo que diz respeito a uma melhor qualidade de vida para a nossa sociedade. Realmente, no texto constitucional, consta que o advogado é essencial à administração da justiça.

Creio ser oportuno também mencionar que, talvez por isso, a mais alta Corte de Justiça do País, o Supremo Tribunal Federal, tenha marcado justamente para este domingo, dia 11, a inauguração daquilo em que o Senado é pioneiro no Brasil. O Supremo Tribunal Federal, igualando-se ao Senado da República, seguindo-lhe o caminho, terá suas sessões retransmitidas para todo o País. Isso significa que estamos cada vez mais próximos da cidadania; que poderá o cidadão acompanhar mais de perto não só os trabalhos do Poder Legislativo, por meio da TV Câmara e da TV Senado, mas também os que se realizam na mais alta Corte de Justiça do País.

Acredito ser esse um fato auspicioso, daí por que quero também, em nome da Casa, endereçar os cumprimentos ao Supremo Tribunal Federal, na pessoa do seu Presidente, Marco Aurélio, saudando-o efusivamente por essa efeméride. Trata-se de um grande avanço em favor da democracia. Insisto nisso, porque cada vez mais o cidadão, cada vez mais a sociedade está interessada e acompanhando de perto os trabalhos, quer sejam do Legislativo, quer sejam do Judiciário, que vão ficando cada vez mais límpidos e mais transparentes, como convém à verdadeira democracia.

Por outro lado, Srªs e Srs. Senadores, há uma data muito importante a ser comemorada no próximo domingo. Refiro-me ao Dia dos Pais, à importância da figura paterna, esteja ela presente ou ausente. Não tenho mais meus pais presentes, apenas espiritualmente, mas tenho na figura de Papai e Mamãe os norteadores e os inspiradores da minha vida pública.

Por isso, as nossa famílias, as famílias brasileiras estarão neste domingo sempre lembrando com um sentimento de amor aqueles que nos legaram a vida e aqueles que nos inspiram, com o afeto diário, em nosso desenvolvimento como cidadãos e, acima de tudo, como seres humanos.

Assim, em nome das Srªs e dos Srs. Senadores, abraço todas as famílias brasileiras e desejo que este domingo seja festivo, alegre e, sobretudo, que possa enaltecer aquele que é um dos mais fortes sentimentos do ser humano, o sentimento da gratidão. Acredito que todos nós somos gratos aos nossos pais.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2002 - Página 15417