Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta brasileira do consumo de pelo menos 10% de energia renovável, conforme apresentada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso na Conferência Rio+10, na África do Sul. Apelo ao Ministro dos Transportes para que seja restaurado o trecho da BR 153 entre Miranorte e Aguiarnópolis, na divisa do Tocantins com o Maranhão. (como Líder)

Autor
Leomar Quintanilha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apoio à proposta brasileira do consumo de pelo menos 10% de energia renovável, conforme apresentada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso na Conferência Rio+10, na África do Sul. Apelo ao Ministro dos Transportes para que seja restaurado o trecho da BR 153 entre Miranorte e Aguiarnópolis, na divisa do Tocantins com o Maranhão. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2002 - Página 16820
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OPORTUNIDADE, CONFERENCIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE, DEFESA, PROPOSTA, ALTERAÇÃO, CONSUMO, ENERGIA, PERCENTAGEM, FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA, EXPECTATIVA, IMPLEMENTAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO.
  • SOLICITAÇÃO, JOÃO HENRIQUE DE ALMEIDA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MELHORIA, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, BELEM (PA), ESTADO DO PARA (PA), BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), TRECHO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO MARANHÃO (MA), AGILIZAÇÃO, RECUPERAÇÃO.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PFL - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Serei muito breve, Sr. Presidente.

            Antes de abordar o assunto que me traz à tribuna, gostaria de louvar a defesa que fez o Presidente Fernando Henrique, na Conferência Rio+10, da proposta brasileira do consumo de pelo menos 10% de energia renovável.

Trata-se de uma propositura que não foi aprovada, mas quem sabe possa o Governo brasileiro tomar essa iniciativa aqui, porque trará uma contribuição muito grande para o Brasil, não apenas reduzindo a carga de gás carbônico na atmosfera, mas também gerando milhares de empregos para o povo brasileiro.

Sr. Presidente, uso da tribuna para fazer um apelo veemente ao ilustre Ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa: para que observe a condição de tráfego da Belém-Brasília, de um trecho grande da BR-153, basicamente o que vai de Miranorte a Aguiarnópolis, na divisa com o Estado do Maranhão.

Essa rodovia, Sr. Presidente, que corta o Estado de Tocantins de norte a sul, é a principal via de ligação de vários Estados brasileiros. Por ela, são transportados bens e serviços de necessidade primária da nossa população, como alimentos e medicamentos, para dar idéia de sua importância. Seu estado de conservação está tão precário, são tantos os buracos, que se multiplicam os acidentes, danificando veículos, provocando vítimas fatais e facilitando os assaltos, em razão da redução da velocidade dos veículos. Enfim, todo tipo de dano está ocorrendo no trecho que margeia a Belém-Brasília, em decorrência do seu estado precário de conservação.

Estamos prestes a iniciar o período chuvoso. Se começar a chover em setembro, como é costume naquela região, seguramente essa importante via que liga a Região Norte às demais regiões do Brasil ficará intransitável.

Portanto, quero usar da força da tribuna do Senado para fazer um apelo ao Ministro dos Transportes, que já anunciou a operação “tapa buraco”, ainda não iniciada, para que seu início ocorra o mais rápido possível.

Sr. Presidente, era o que gostaria de registrar. Muito obrigado pela sua atenção.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2002 - Página 16820