Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DEFESA DA DECISÃO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA COM REFERENCIA AO TEMA SUSCITADO PELO SR. EDUARDO SUPLICY.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • DEFESA DA DECISÃO DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA COM REFERENCIA AO TEMA SUSCITADO PELO SR. EDUARDO SUPLICY.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2002 - Página 16819
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • CRITICA, QUESTIONAMENTO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, APOIO, ORADOR, DECISÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, VOTO CONTRARIO, ANULAÇÃO, REUNIÃO, DELIBERAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.
  • SOLICITAÇÃO, COLABORAÇÃO, PARTIDO POLITICO, OPOSIÇÃO, OBJETIVO, VOTAÇÃO, PAUTA, ESPECIFICAÇÃO, CRIAÇÃO, CARGO PUBLICO, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ESTADO DE ALAGOAS (AL).

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Para explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Serei breve.

Sr. Presidente, o Senador Eduardo Suplicy, em discurso no plenário, levantou algumas questões que na verdade foram superadas hoje pela manhã, quando se demonstrou cabalmente, por ampla maioria, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que a tese defendida por ele e pela Senadora Heloísa Helena era equivocada.

Não me cabe aqui reabrir essa discussão, eu gostaria que o PT mudasse o disco. Quero, ao contrário, fazer aqui um apelo. Quero primeiro dizer que não vou aceitar provocações. Não vamos aqui baixar o nível do debate. Serei aqui o “Juquinha paz e amor”, parafraseando um candidato que está aí na campanha presidencial. Agora, faço um apelo ao bom senso para que possamos votar os matérias que criam, por exemplo, os cargos da Secretaria da Mulher - registro aqui a presença de uma equipe dessa nova secretaria -, cargos importantes do Sivam e do Cipam, de defesa da Amazônia, assim como os de combate à corrução, no Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Enfim, temos uma pauta extremamente extensa e faço um apelo de público ao Senador Eduardo Suplicy, para que possamos chegar a um entendimento e votar hoje um empréstimo para a renegociação da dívida do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul - um apelo do Governador Olívio Dutra, do PT - e também a matéria que trata da renegociação da dívida de Alagoas.

Gostaria de fazer este pleito aqui, publicamente, e de dizer ao Senador Eduardo Suplicy que, diferentemente do que S. Exª está entendendo, não houve nenhuma descortesia com a Oposição nem com o Partido dos Trabalhadores, ao contrário. Quando foi convocada a sessão administrativa não deliberativa essa foi uma ação do Presidente da Casa.

Posteriormente, na discussão de matérias que seriam votadas aqui no plenário, a partir de ontem, tive o cuidado de ligar para todos os Líderes, inclusive para o Senador Eduardo Suplicy.

Portanto, não há, da parte da Liderança do Governo nem de qualquer Partido a intenção de retirar da discussão o Partido dos Trabalhadores, até porque não foi essa a nossa postura. Ao contrário, sempre tivemos aqui uma relação de debate, às vezes acalorada, mas de muito respeito e muita consideração.

Faço um apelo ao bom senso e espero que possamos votar as matérias que estão na pauta de hoje.

Muito obrigado, Sr. Presidente,


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2002 - Página 16819