Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pelos resultados eleitorais obtidos pelo Partido dos Trabalhadores no Estado do Acre.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Regozijo pelos resultados eleitorais obtidos pelo Partido dos Trabalhadores no Estado do Acre.
Aparteantes
Eduardo Suplicy, Maguito Vilela, Roberto Saturnino.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2002 - Página 18176
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DO ACRE (AC), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VITORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ELEIÇÕES, ESTADO DO ACRE (AC), APROVAÇÃO, POPULAÇÃO, MANDATO, JORGE VIANA, GOVERNADOR, OBTENÇÃO, MAIORIA, VOTAÇÃO, REELEIÇÃO.
  • REGISTRO, VITORIA, REELEIÇÃO, MARINA SILVA, SENADOR, ESTADO DO ACRE (AC), ELEIÇÃO, GERALDINHO MESQUITA, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), SENADO.
  • IMPORTANCIA, OBTENÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AUMENTO, BANCADA, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, GARANTIA, FUTURO, GOVERNO, PAIS.
  • ELOGIO, TRANSFORMAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO ACRE (AC), TENTATIVA, REDUÇÃO, DESIGUALDADE REGIONAL, DIVIDA, NATUREZA SOCIAL, ATENDIMENTO, EXPECTATIVA, SOCIEDADE.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo manifestar-me da tribuna do Senado Federal para anunciar a extraordinária vitória que o Partido dos Trabalhadores teve no Acre, registrada na edição de hoje do jornal O Globo: o Governador do PT, no Acre, é o mais votado do País, registrando 63,58% dos votos, seguido pelo Governador Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco, e pelo Governador Marcelo Miranda, eleito no Estado de Tocantins.

Essa é uma notícia maravilhosa para nós, da Amazônia Ocidental, e motivo de elevado orgulho, porque naquele canto do País, um lugar aparentemente esquecido na sua história política, esquecido na presença da gestão pública eficiente à altura do seu tempo, observamos uma aprovação popular extraordinária ao mandato do atual Governador, Jorge Viana, que foi reeleito.

Registramos, ao mesmo tempo, a vitória belíssima da nossa querida Senadora Marina Silva, que se afirma como a mais votada da história do Acre e uma das dez mais votadas do Brasil.

Ressalto, ainda, a expressiva vitória de Geraldinho Mesquita, do Partido Socialista Brasileiro, eleito Senador, cujo slogan de campanha era “Um novo Senador”. Geraldinho vem enriquecer o Plenário do Senado Federal e o grande debate da reforma estrutural do Estado brasileiro.

Acredito que esses fatos sejam um estímulo a todo parlamentar da Amazônia brasileira, do Norte do Brasil, porque lutamos muito pela vitória do Governador Jorge Viana, que sacrificou quatro anos da sua vida, de uma vida normal, para enfrentar a injustiça social e do aparelho do Estado que estavam sendo praticadas no Acre.

Tínhamos uma máquina pública corroída por desvios de função, insensível aos grandes problemas da sociedade e nenhuma reforma estrutural estava ocorrendo no cenário estadual. Estava sendo praticada uma política herdada do fisiologismo, do clientelismo, da falta de sensibilidade pelo início do terceiro milênio, que estávamos vivendo há quatro anos.

Com o novo Governo, houve um avanço extraordinário, pois foi realizado um debate aberto com a sociedade brasileira. Nesses quatro anos, deparamo-nos com uma sociedade que exigia transformações dos indicadores sociais, da estrutura do aparelho do Estado e um novo perfil político para a Região Amazônica. A sociedade daquela região já não agüentava mais o perfil político que estava sendo apresentado para ao Brasil. Foi este o maior desafio: encontrar uma população desanimada, sem entusiasmo com o seu tempo e criar nela uma auto-estima renovada. Isso ocorreu, graças a Deus! Hoje, há manifestações populares maravilhosas. Não sei se, no Brasil, encontramos tanto entusiasmo da sociedade, tanto respeito ao homem público, como estamos encontrando no Acre.

Tivemos uma campanha dura que chegou a lembrar um fundamentalismo religioso, onde se apresentavam grupos de oposição com agressões nunca vistas na história política daquele Estado, inclusive, com ofensas pessoais, mas tudo isso foi sendo reprovado a cada dia pelas pessoas. A sociedade acreana, assim como a brasileira, tem afirmado que quer um novo político, que esteja à altura do seu tempo, capaz de debater os grandes temas, que reduza a grande dívida social que se apresenta.

Vimos o Governo do Estado ir ao encontro de milhares de famílias de famintos, ouvi-las, aprender os caminhos que iriam reduzir a grande dívida social, o que ocorreu com muita intensidade, com muita sensibilidade, devido à obstinação de um gestor público. A equipe de Governo foi sensibilizada durante quatro anos para corresponder à expectativa da sociedade, e o resultado foi esta belíssima aprovação!

Graças a Deus, hoje, o Acre serve como modelo de gestão pública para o Brasil. É um Estado reduzido em número de habitantes, mas que vive os mesmos problemas estruturais do Estado brasileiro. A sensibilidade política renovada e a reflexão técnica permitiram uma intercessão e uma integração com as grandes forças políticas nacionais.

Jorge Viana procurou, durante os quatro anos de sua gestão, ouvir nosso grande Líder nacional, Lula, seguindo os caminhos observados por ele e os grandes eixos de uma visão de desenvolvimento para a Amazônia social. Dividiu, todo esse tempo, com as lideranças nacionais a oportunidade de corresponder à confiança que o Partido dos Trabalhadores depositou no Acre. E, graças a Deus, deu certo!

É um motivo de muito orgulho sairmos das condições políticas em que vivíamos para sermos o melhor Governo em termos de votação no Brasil. Isso me traz uma grande alegria. O jornal O Globo de hoje estampa em sua manchete: “Governador do PT no Acre é o mais votado no País: 63,58% dos votos”, sendo seguido pelos Governadores do Tocantins e de Pernambuco. Cita ainda o jornal, que até os adversários reconheceram o extraordinário desempenho do Governador Jorge Viana.

Tudo isso vem ao encontro de uma frase manifestada pelo Senador eleito por São Paulo, Aloízio Mercadante, que, juntamente com o Senador Romeu Tuma, vem engrandecer o grande debate nacional no Senado Federal. Aproveito para externar a V. Exª, que preside a sessão neste momento, meus parabéns, a minha satisfação de vê-lo eleito Senador da República mais uma vez. Tenho certeza de que V. Exª continuará um cumpridor de seus deveres, seguirá com seu comportamento ético e obediente ao Parlamentar do terceiro milênio que V. Exª tem tentado cumprir.

Como eu dizia, o Senador eleito Aloízio Mercadante, o mais votado da história do Brasil, citou uma frase no jornal O Pasquim, em edição do início de outubro, que deve ser lida e registrada nos Anais do Senado Federal:

Continuo sonhando mais com o futuro do que tendo boas recordações do passado. Não quero morrer assim. Quero ter mais recordações do que sonhos. Não dá para a gente sonhar com o futuro e deixar a Direita governar. Essa é a opção que a minha geração está fazendo. Queremos governar sabendo dos limites e das dificuldades e o quanto isso pesa nos sonhos que construímos durante tantos anos de militância.

Foram essas as palavras do economista Aloízio Mercadante, um homem à altura do grande debate da reforma estrutural, do debate da macroeconomia, que também vai engrandecer o Senado Federal.

O nosso Partido, o Partido dos Trabalhadores, conseguiu aumentar em mais de 100% sua Bancada no Senado Federal. Na Câmara dos Deputados, o Partido está com uma presença agigantada, pronto para assegurar a governabilidade do futuro Presidente da República, que, se Deus quiser, será Luiz Inácio Lula da Silva.

Entendo que este é um momento histórico. Temos o sentimento de que o Brasil está fazendo uma opção por mudar a realidade política atual. O Brasil quer que o novo Presidente da República seja alguém capaz de diminuir a grande dívida social que herdamos. O Brasil quer um Presidente da República que tenha mais sensibilidade, que tenha capacidade de ouvir as gerações atuais, que se aproxime dos jovens e traduza o sentimento de um novo Brasil, sentimento que está expresso no olho, no comportamento e nas atitudes de cada jovem deste País hoje. O Brasil quer um Presidente da República que seja capaz de olhar para um cidadão brasileiro de cabelos brancos, cansado de tanta luta, desanimado e que lhe diga: está delegado um novo Brasil para você. O Brasil quer um Presidente da República capaz de olhar para a transformação que as mulheres almejam nas políticas públicas a elas relacionadas.

Entendo que o Partido dos Trabalhadores bem como os partidos democráticos que compõem esse projeto de um Brasil diferente têm muita alegria em ser vetores dessa transformação.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Concedo o aparte, com muita honra, a um grande guerreiro da luta política nacional atual, que, com galhardia, enfrentou um debate nacional e lutou para ser Governador de Goiás. Dessa vez não foi possível, mas, no passado, já nos orgulhou como Governador de Goiás e hoje orgulha o Senado Federal: Senador Maguito Vilela.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Muito obrigado, Senador Tião Viana. Quero apenas cumprimentá-lo pelo excelente pronunciamento que faz. Penso que não somente o povo acreano, mas todos nós, fazemos coro com V. Exª. Temos boas notícias do primeiro governo de Jorge Viana. S. Exª foi um Governador muito sério, muito honesto, um trabalhador voltado para os problemas sociais, um homem que realmente está mudando a história do Acre. Combateu, e combate, de forma muito coerente, o crime organizado, arriscando a própria vida e enfrentando todo o tipo de agressão. O povo brasileiro gostaria de ter um Presidente como o tem o Estado do Acre o Governador: um homem sério, honesto, trabalhador, um democrata autêntico e, ao mesmo tempo, um grande idealista. Estou muito feliz com a sua vitória. Penso que o Brasil precisa de governantes como Jorge Viana tanto à frente dos Estados como à frente do País. Sabemos que o Governador Jorge Viana teve o apoio de V. Exª, Senador brilhante, extremamente preparado, que tem defendido as melhores teses nesta Casa. V. Exª é, talvez, uma das maiores revelações políticas do Brasil nos últimos tempos, pela sua coerência, pela sua honestidade, pela sua fidelidade aos princípios que norteiam a moral e a ética nesta Casa. Cumprimento-o também pela sua atuação política, desejo-lhe muito sucesso nos próximos quatro anos, para que V. Exª continue desempenhando esse maravilhoso papel. Ressalto também a reeleição da Senadora Marina Silva. Trata-se de uma grande Senadora, mulher guerreira, determinada, extremamente coerente, preocupada com o futuro deste País, cujo trabalho todos nós admiramos muito, como também admiramos o trabalho de V. Exª nesta Casa. Talvez o sucesso do Governador Jorge Viana se deva ao fato de estar cercado de excelentes Senadores e companheiros de Partido. O PT realmente tem sido um Partido ético. Estou torcendo para que chegue à Presidência da República. Entendo que o Brasil precisa urgentemente de um choque ético. Espero que o PT, elegendo o Presidente da República, promova esse choque ético e acabe com a corrupção desenfreada, câncer que corrói o País. Tenho muita esperança de que o PT possa eleger o seu Presidente, acabar com a corrupção no País ou reduzi-la drasticamente. Espero que incentive, que ajude o Congresso Nacional a promover as reformas importantes de que o Brasil precisa, como as reformas previdenciária, tributária, política. Esta última deve ser promovida urgentemente para que se reveja o voto distrital, o voto facultativo, o financiamento público de campanha e a reeleição. Enfim, temos que discutir e fazer reformas profundas neste País. O atual Presidente nunca teve essa vontade política. E não adianta culpar o Congresso, não adianta querer culpar a Câmara e o Senado. As reformas não foram feitas porque faltou vontade política. Sabemos que não adianta o Congresso fazer reformas, porque elas dependem da sanção, da boa vontade do Presidente da República. Espero que o futuro Presidente tenha boa vontade para que façamos as reformas e encontremos novos rumos para o Brasil. Parabéns a V. Exª, pela estrondosa vitória do seu irmão - a maior vitória proporcional deste País -, pela reeleição da Senadora Marina Silva e pelo apoio do povo acreano.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Muito obrigado, Senador Maguito Vilela. Tenho certeza de que V. Exª estará dando a sua efetiva contribuição ao desafio da reforma estrutural do Estado brasileiro, que é a grande responsabilidade do futuro Presidente do Brasil.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Concedo um aparte ao Senador Eduardo Suplicy, primeiro Senador do Partido dos Trabalhadores a chegar ao Congresso Nacional, na década passada. Hoje S. Exª deve sentir um orgulho muito maior do que o de todos nós, ao ver chegar à Casa 14 colegas Senadores. Teremos um Senado renovado, mais presente e mais próximo da solução dos grandes problemas do Brasil. S. Exª é uma verdadeira matriz da história do Partido dos Trabalhadores. Concedo-lhe o aparte, com muita honra.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Parabéns, Senador Tião Viana. É com muita alegria que o cumprimento pelo extraordinário desempenho do Partido dos Trabalhadores no seu Estado do Acre, como em todo o Brasil. No Estado do Acre, seu irmão, o Governador Jorge Viana, conseguiu obter uma aceitação notável do povo, em função da seriedade com que conduziu o seu trabalho e da forma como colocou em prática inúmeros programas e investimentos nas áreas da educação e da saúde. Como estudou engenharia florestal, ciência que tem enorme relevância naquela região em que está localizada a floresta amazônica, Jorge Viana tem inovado, seguindo a tradição daquilo que nos ensinaram Chico Mendes e tantos outros colegas. Essa atitude levou-o a conseguir um respeito tal de seus concidadãos que fez com que o povo o consagrasse com a vitória tão expressiva de mais de 64% dos votos, lado a lado da exemplar Senadora Marina Silva, que tanto respeito granjeou no Brasil e no mundo. Tive a oportunidade de estar presente em São Paulo na ocasião em que a Senadora Marina Silva recebeu, em um jantar que lhe foi oferecido, o apoio de dezenas de entidades preocupadas com a questão do meio ambiente. Afirmaram-lhe que sentiam alegria em expressar-lhe gratidão pelo apoio e pela relevância de seu trabalho, que transcendia o Estado do Acre. De fato, a Senadora Marina Silva realiza um trabalho que tem conquistado a admiração de todos, inclusive de Senadores de outros partidos. Portanto, Senador Tião Viana, congratulo-me com V. Exª pelo seu trabalho, que se tornou fonte expressiva de apoio tanto ao Governador Jorge Viana quanto à Senadora Marina Silva. V. Exª tem dignificado o PT no Senado Federal, inclusive pela sua preocupação na área da saúde. Como médico e mesmo como Senador da Oposição, V. Exª tem colocado o seu conhecimento a serviço do interesse público e tem colaborado, muitas vezes, com as autoridades do Ministério da Saúde e com o próprio Ministro José Serra, que atualmente é o nosso principal adversário político. A vitória do PT no Estado do Acre teve outros aspectos, como a tentativa de impedir, de forma não democrática, que o Governador Jorge Viana se candidatasse à reeleição. Felizmente a Justiça, por seu órgão supremo, o Tribunal Superior Eleitoral, reconheceu a legitimidade e a correção de procedimento de Jorge Viana. É possível, inclusive, que aquela tentativa tenha animado ainda mais os acreanos para confirmar seu voto em Jorge Viana. Realço também a contribuição que o Estado do Acre deu à extraordinária vitória do Partido dos Trabalhadores nacionalmente. V. Exª fez referência ao trabalho do Deputado Aloízio Mercadante, eleito Senador em São Paulo com expressiva votação. Foi uma disputa difícil entre Aloízio Mercadante, o Senador Romeu Tuma, que preside a sessão neste momento, o ex-Senador e ex-Governador Orestes Quércia, Wagner Gomes, do PcdoB, nosso companheiro de coligação e mais uns vinte outros candidatos ao Senado por São Paulo. Foi uma disputa bastante difícil, o que valoriza ainda mais a vitória do Senador Romeu Tuma e do Deputado Aloízio Mercadante, agora eleito Senador, que conseguiu uma votação recorde, mais de 10 milhões de votos ou mais de 10 maracanãs cheios, como costumava dizer Aloízio Mercadante durante a campanha. Ele imaginava uns 7 ou 8, mas 10 maracanãs é algo bastante significativo. Está de parabéns o nosso companheiro Aloízio Mercadante. Ainda farei uso da palavra, Senador Tião Viana, para detalhar a expressiva vitória do Partido dos Trabalhadores, mas deixo os meus cumprimentos a V. Exª pelo pronunciamento.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Agradeço a V. Exª o aparte, Senador Eduardo Suplicy. Sei que V. Exª estará 24 horas por dia dedicado à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Com sua credibilidade, grandeza humana e intelectual, sem dúvida alguma, V. Exª será um dos marcos na consolidação deste grande desafio que temos pela frente: a eleição do Presidente da República no próximo dia 27.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Sr. Presidente, peço a compreensão de V. Exª para ainda conceder um aparte ao eminente Senador Roberto Saturnino.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma) - V. Exª tem todo o direito de conceder o aparte, mesmo que seu tempo já tenha se esgotado. Em seguida, o Senador Eduardo Suplicy completará a exposição de V. Exª sobre a grande votação que o Partido dos Trabalhadores obteve.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Concedo a palavra a V. Exª, Senador Roberto Saturnino.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - Senador Tião Viana, peço desculpas por estar alongando o discurso de V. Exª, cujo tempo já se esgotou, mas eu não poderia deixar de manifestar o meu regozijo pelos resultados da eleição no Estado de V. Exª, com a vitória tão expressiva de nossos companheiros, do Governador Jorge Viana, da nossa ilustre e queridíssima colega Marina Silva, com a participação eminente de V. Exª. O PT do Acre é um orgulho para o Partido dos Trabalhadores, pelo desempenho que vem tendo, tanto no aspecto administrativo, como político e ético, dando exemplo ao País de como proceder eticamente na política. De forma que gostaria de manifestar o meu regozijo e cumprimentá-lo, enfatizando que o PT do Acre é um orgulho do Partido dos Trabalhadores e daquele cidadão brasileiro que presta atenção na política e sabe distinguir bem o comportamento adequado daquele comportamento eivado de esperteza ou de inverdades de toda natureza. Parabéns ao PT do Acre, a V. Exª, ao Governador Jorge Viana, à Senadora Marina Silva e aos novos companheiros eleitos.

O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC) - Agradeço o aparte a V. Exª, Senador Roberto Saturnino, que sempre esteve aberto à possibilidade de atender toda a agenda nacional que o PT recomendava para ajudar os nossos candidatos em todas as unidades da Federação. V. Exª é uma personalidade da política brasileira e um dos principais líderes do PT que muito nos orgulha.

Concluo, Sr. Presidente, reafirmando a minha felicidade por este momento político na Amazônia Ocidental. O Partido dos Trabalhadores no Acre conseguirá se firmar cada vez mais no cumprimento de suas responsabilidades, na coerência, na retidão, no desafio dos políticos, do Parlamento e da gestão pública do terceiro milênio.

O bom exemplo na Amazônia significa a diminuição das desigualdades regionais e significará um Brasil mais justo, mais verdadeiro e mais solidário. Creio, com toda a esperança que me move na vida, com os desafios do amanhã da sociedade brasileira, ver na eleição presidencial que se avizinha a consolidação de uma belíssima mudança em favor do povo brasileiro e do sentimento de uma Nação à altura do seu tempo.

Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR TIÃO VIANA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2002 - Página 18176