Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Gratidão à população do Tocantins pela eleição dos candidatos apoiados pelo atual governo estadual. Registro da inauguração, no último dia 27 de setembro, da ponte sobre o Rio Tocantins, evento que contou com a presença do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Gratidão à população do Tocantins pela eleição dos candidatos apoiados pelo atual governo estadual. Registro da inauguração, no último dia 27 de setembro, da ponte sobre o Rio Tocantins, evento que contou com a presença do Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Aparteantes
Leomar Quintanilha.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2002 - Página 18190
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REELEIÇÃO, LEOMAR QUINTANILHA, SENADO, JOÃO RIBEIRO, CANDIDATO ELEITO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • SAUDAÇÃO, REELEIÇÃO, MEMBROS, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, RAMEZ TEBET, EDISON LOBÃO, SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO PARA (PA).
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), VOTAÇÃO, VITORIA, CANDIDATO, GOVERNO ESTADUAL, APOIO, GOVERNO.
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PONTE, RIO TOCANTINS, TRECHO, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO NORTE, REGIÃO SUL.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meus queridos companheiros de Bancada, Senador Leomar Quintanilha e Senador João Ribeiro, que a partir da posse dos próximos Senadores irá compor a Bancada do Estado de Tocantins nesta Casa, não existe para um homem público festa maior, momento mais feliz do que o encontro com o voto. É nesse momento que passamos pelo crivo da opinião pública e somos julgados pelo que estamos fazendo. Todas nossas ações são debatidas pelos diversos meios de comunicações, nos centros universitários e no meio acadêmico, pela sociedade civil, nas feiras, nas praças, nos comícios. É assim no Brasil inteiro.

Quero aproveitar para saudar todos os demais colegas integrantes desta Casa que renovaram seus mandatos e especialmente o nosso Presidente, Ramez Tebet, que goza, entre os seus colegas, de imenso bem-querer.

Saúdo particularmente V. Exª, Senador Edison Lobão, porque, para alegria dos tocantinenses, o mandato de V. Exª foi renovado por mais oito anos, dando oportunidade a que V. Exª continue prestando relevantes serviços ao povo do seu Estado.

Para nossa alegria, o Tocantins faz divisa com as mais importantes cidades do Maranhão. Ressalto a nossa proximidade com Imperatriz, com Carolina, com a região de Balsas e toda aquela extensa região do baixo Tocantins. Acompanhamos a campanha pari passu e sabíamos que não lhe faltaria o reconhecimento do povo do seu Estado.

Recentemente, Sr. Presidente - V. Exª, no calor da disputa eleitoral, talvez não tenha tomado conhecimento disso, que foi uma constatação do óbvio reconhecido por nós -, o Estado de S. Paulo procedeu a uma análise junto aos parlamentares que integram a Câmara Federal, junto a jornalistas que cobrem os trabalhos desta Casa e também os da Câmara Federal e encontrou, entre os que estavam denominados como a elite que influenciará as decisões do Congresso Nacional, o nome de V. Exª, Senador Edison Lobão. Naquele momento, confesso que fiquei surpreso. Digo isso com a humildade de quem tem orgulho de representar o Tocantins, o mais novo Estado da Federação, e de ser, seguramente, um dos mais novos e menos experientes parlamentares, mas também um entusiasmado com a vida pública. Alegra-me ter merecido a paciência de V. Exª, que, depois de ter prestado todos esses serviços ao Brasil e ao Maranhão, guiou meus primeiros passos nesta Casa para poder contribuir com o Tocantins.

Dessa forma, Senador Edison Lobão, em nome dos Senadores João Ribeiro e Leomar Quintanilha, digo que estamos honrados, como seus vizinhos, com a decisão do povo do Maranhão, que faz justiça a essa biografia que já o inscreve como um dos grandes nomes da história do Senado da República.

Sr. Presidente, também trago aqui outras informações sobre o pleito eleitoral do nosso Estado. Lá, como e em todo o Brasil, o eleitor cobrou coerência. O eleitor cobrou dos parlamentares o que estamos tentando fazer há muito tempo: uma estrutura mais legítima aos Partidos, maior rigidez à legislação eleitoral, para que os partidos sejam mais fortes, para que o povo identifique neles os instrumentos e mecanismos maiores do que os próprios nomes que os integram.

No meu Estado não foi diferente, Sr. Presidente. Estamos aqui, em primeiro lugar, para agradecer ao povo do Tocantins. Fazemos isso com humildade, mas também com o firme propósito e a disposição de continuar o nosso trabalho, representando o nosso Estado. Vamos continuar a nossa luta em prol do desenvolvimento do Tocantins, pois ainda temos grandes projetos a serem concretizados em favor da nossa gente.

Sr. Presidente, lá um jovem de 40 anos de idade, que foi por duas vezes presidente da Assembléia Legislativa, foi indicado para disputar o Governo do Estado e obteve a segunda maior votação proporcional do País, foi eleito com 60,66% dos votos. Falo do jovem Governador Marcelo Miranda.

Mas o povo, Sr. Presidente, quis mais. O povo quis dar uma sinalização clara de que não só está de acordo, como também apóia e aprova aquilo que estamos tentando, e estamos conseguindo, fazer pelo Tocantins. Conseguimos trazer os oito integrantes da Bancada federal. Aqueles que estavam no nosso meio e deixaram o nosso palanque para correr atrás de números fáceis de pesquisas de outros Partidos, foram punidos pelo nosso eleitor. E aqueles que estavam em palanques opostos, mas que estavam entendendo o clamor popular em função do trabalho realizado e das conquistas do povo tocantinense obtiveram do povo o mandato.

Sr. Presidente, ouvi que hoje, na Câmara dos Deputados, foi feito um duro discurso demonstrando o rancor da derrota de um Parlamentar, que dizia não aceitar, depois de 14 anos, deixar de integrar a Câmara Federal, porque se sentia prejudicado. Não vejo, dentro da legislação eleitoral, como proceder esta reclamação. O povo tem essa oportunidade, e aqueles que respeitam a democracia têm que respeitar a decisão das urnas.

Aqueles que cumprem o mandato de Deputado Federal deveriam fazê-lo no intuito de trazer recursos, atrair empresas, falar do desenvolvimento do nosso Estado, lutar pelo nosso Tocantins. Aqueles que optaram por falar mal do nosso Estado, do nosso Governador e por não terem a coerência de estar no palanque, cuja decisão democrática foi tomada em convenção, não receberam do povo o apoio indispensável para que alguém possa ter o mandato. Não há outro mecanismo, não há outro meio. Há de se ter o voto, que é conquistado com trabalho e coerência político-partidária e administrativa e serviços prestados.

Sr. Presidente, com muita alegria, mesmo sem ser candidato, pude participar dessa festa cívica. Congratulo-me com a minha gente tocantinense. Agradeço ao povo do Estado do Tocantins a reeleição de Leomar Quintanilha e a eleição de João Ribeiro. São duas biografias inatacáveis. Um deles foi Vereador em Araguarina; Prefeito daquela cidade; Deputado estadual ainda pelo norte de Goiás; um dos braços fortes, ao lado de Siqueira Campos, na luta libertária pela criação do Tocantins. Depois disso, Deputado Federal - o mais votado nas últimas eleições - e agora, Senador da República.

Que alegria, João Ribeiro, poder falar em nome de todos os tocantinenses que lhe fizeram justiça enviando-o para cá. Deus abençoe o seu mandato, a sua passagem por esta Casa, que há de inscrevê-lo como um dos grandes Parlamentares. Combativo - sua principal característica - destemido, enfrentador de todas as situações, fez uma grande eleição.

Com relação a V. Exª, Senador Leomar de Melo Quintanilha, pude, ao longo dos últimos quatro anos - e, muito antes, desde de menino -, vê-lo ao lado de meu pai, ainda então, como entusiasmado funcionário do Banco do Brasil, abrindo agências nas cidades pioneiras, sendo gerente da carteira agrícola, ajudando os produtores do nosso Estado, até que o povo o convocou para ser Deputado Federal e, depois, Senador. E, agora, em um grande depoimento de reconhecimento da conduta, do caráter, do desempenho no mandato, V. Exª recebeu uma grande votação.

Senador Leomar Quintanilha, V. Exª fez uma campanha extraordinariamente unida. Não houve uma ação sequer em que não estavam presentes os nossos dois Senadores.

João Ribeiro disse ao povo, durante toda a campanha, que daria o seu primeiro voto ao Senador Leomar, e a recíproca foi verdadeira. Não somente durante os discursos, mas, no ato, no momento cívico do voto, assim procedeu nosso povo, atendendo ao pedido dos nossos Senadores. Vieram os dois.

Sr. Presidente, não consigo esconder a alegria de ter a certeza de que continuaremos servindo nosso Estado. O mandato que o povo me conferiu tem me dado extraordinária experiência de conviver com o que há de melhor na política nacional, de mais expressivo em termos de experiência, de bagagem. Esta Casa tem sido, para mim, uma grande experiência.

Eu já ouvi aqui alguém dizer que este tapete azul estava tendo, ultimamente, como grande função, ser um criatório de ácaros. Não, Sr. Presidente. Não foi isso o que eu vi neste Plenário, ao ouvir discursos como os do Senador Eduardo Suplicy, de V. Exª, do Senador Pedro Simon. E não quero cometer injustiça nem citar os nomes daqueles que aprendi a admirar e com os quais aprendi a conviver, nesta Casa, mesmo em campos opostos ou em partidos diferentes. São homens que honram os seus mandatos e os desempenham com esta vontade cívica de servir o nosso povo.

Portanto, deixo aqui o reconhecimento de que o voto é um momento precioso da democracia.

Sou daqueles, Sr. Presidente, que vibra com os debates, que os acompanha. Com a minha parabólica, acompanhava a situação de São Paulo, do Maranhão, de Minas Gerais, entusiasmado com a política brasileira; acompanhava as decisões do povo de cada Estado, vendo que ele sabe reconhecer os seus líderes e fazer justiça àqueles que, efetivamente, prestam serviços à edificação da história de seus Estados.

O Sr. Leomar Quintanilha (PFL - TO) - Senador Eduardo Siqueira Campos, V. Exª me concede um aparte?

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (Bloco/PSDB - TO) - Ouço, Senador Leomar Quintaninha, com muita alegria, o aparte de V. Exª, e terá de fazê-lo em seu nome e em nome do Senador eleito João Ribeiro, que está ávido por usar da palavra neste plenário. Mas teremos, João Ribeiro, a alegria de ouvi-lo por oito anos em favor das nossas teses e das lutas do nosso Estado, o Tocantins.

O Sr. Leomar Quintanilha (PFL - TO) - Nobre Senador Eduardo Siqueira Campos, V. Exª afirma com muita propriedade que o eleitor, neste processo eleitoral, cobrou muita coerência dos candidatos. Observamos também que o eleitor agiu com muita coerência, reconduzindo ao Senado Federal esta extraordinária figura humana, este político emblemático, o Senador Edison Lobão, que agora preside esta sessão e aqui desempenhou uma missão extraordinária na condução do processo. S. Exª, por inúmeras vezes, na Presidência, conduziu os destinos desta Casa, nas discussões das questões e dos problemas maiores que envolvem o povo brasileiro. O Senador Edison Lobão se houve com muita competência e bastante coerência e obteve a resposta do seu povo, que o reconduziu ao Senado Federal para mais oito anos na defesa intransigente dos interesses maiores do povo brasileiro e do povo do seu Estado. Caro Senador Eduardo Siqueira Campos, também houve muita coerência por parte do eleitor do Estado de Tocantins, que vive conosco essa verdadeira revolução social e econômica que experimenta o interior do Brasil. Trata-se de uma nova realidade que está sendo construída no interior do Brasil, um sonho de um Parlamentar, de um Deputado que entendeu que as ínvias paragens, cingidas pelos rios Araguaia e Tocantins, região erma de um Estado, pudessem se transformar em uma unidade autônoma, independente e promissora da Federação brasileira. Estamos construindo essa nova realidade com muita determinação, com muita garra, com muita vontade, já nos envolvendo nesse sonho do então Deputado Siqueira Campos - hoje Governador Siqueira Campos, pai do ilustre Senador Eduardo Siqueira Campos -, transformado em sonho de todos nós. Hoje, o sonho não é somente do um milhão e trezentos mil habitantes do Tocantins. Eminente Presidente, o seu Estado, na região fronteiriça com o nosso, vibra e vive a construção revolucionária e intensa que está ocorrendo no Tocantins. O norte de Mato Grosso, o oeste da Bahia, o sul do Pará vivem conosco esse entusiasmo contagiante que o Governador Siqueira Campos impingiu a todos nós e faz daquela região uma das mais belas do País e, efetivamente, será uma das mais importantes regiões do nosso País. Concordo plenamente com o Senador Eduardo Siqueira Campos ao comentar que o eleitor cobrou coerência, mas também agiu com coerência, particularmente no nosso Estado, porque conferiu àqueles que têm identidade com os seus sonhos, àqueles que têm compromisso com o seu desenvolvimento e o seu bem-estar, permitindo-nos assim uma eleição consagradora. Preenchemos as duas vagas no Senado e trouxemos para esta Casa esse extraordinário companheiro, o Senador João Ribeiro, que conosco vem defendendo os interesses da brava gente tocantinense em diversas funções, honrosas funções que o povo lhe confiou. S. Exª foi Vereador, Prefeito, Deputado Estadual, Senador, Deputado Federal por dois mandatos, teve a maior votação que a história do Tocantins conferiu a um Deputado Federal, e agora o povo o elege para o Senado para continuar, nessa sua trajetória bonita, sua dedicação intransigente aos interesses do povo. Precisamos realmente agradecer, Senador Eduardo Siqueira Campos, a generosidade da brava gente tocantinense, mas seria importante para nós, nesta Casa - e agora falaria em nome do querido amigo e companheiro João Ribeiro - ressaltar a importância do trabalho de V. Exª, da realização desse sonho, que é de todos nós - efetivamente concebido por seu pai, quando V. Exª era ainda uma criança, mas que nele se envolveu, como nós também. V. Exª tem uma função ímpar, uma função destacada, uma função muito importante e que tanto nos orgulha, notadamente nesta campanha, que empolgou a população e fez com que a agremiação que defendemos, que é a coligação denominada União do Tocantins, ganhasse todas as posições disputadas naquele Estado. Preenchemos as oito vagas na Câmara Federal e as duas vagas no Senado da República. Estou seguro, Senador Eduardo Siqueira Campos, que haveremos, com a presença do Sr. João Ribeiro no Senado da República, de honrar cada voto recebido da nossa gente tocantinense e de fazer com que os sonhos, que hoje permeiam o sentimento e o pensamento do povo tocantinense, sejam realmente concretizados, para que a nossa gente possa viver dias efetivamente melhores, resultado de um trabalho determinado daqueles em que o povo de Tocantins sempre confiou. Parabéns por esse extraordinário trabalho que V. Exª realizou. Fico feliz em tê-lo como companheiro nesta Casa. V. Exª dará uma contribuição de grandeza ao Tocantins e ao nosso País. Estou seguro que V. Exª, promessa da política nacional, e o nosso Tocantins contribuirão para o desenvolvimento do nosso Brasil.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (Bloco/PSDB - TO) - Agradeço a V. Exª, nobre Senador.

Sr. Presidente, ao finalizar, eu gostaria de deixar registrado nos Anais da Casa a inauguração feita pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia 26 de setembro, da ponte sobre o Rio Tocantins e da Ferrovia Norte-Sul que já adentra o território tocantinense em mais de 40 km.

Antes do final do mandato do Presidente da República serão inauguradas a Plataforma Multimodal de Aguiarnópolis e a ponte sobre o Lago de Palmas, que tem 1.100 metros, mas, ao todo, chega a oito quilômetros de extensão, contando com um grande aterro e com outras pontes de menor tamanho ao longo do lago.

A passagem do Presidente da República foi um momento extraordinário para a administração do nosso Estado. Juntamente com o agradecimento que faço ao povo do Estado do Tocantins, deixo o nosso reconhecimento ao eminente estadista, o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Continuaremos ao lado de Sua Excelência, como estivemos desde o primeiro momento, e também ao lado do presidenciável José Serra. Não esmorecemos em momento algum, e agora entusiasmados assistiremos ao grande debate e participaremos da grande festa cívica. Que seja vencedor nas urnas aquele que estiver mais bem preparado, que mais se identificar com os ideais do povo brasileiro, para dar continuidade ao desenvolvimento deste País.

Sr. Presidente, admiro profundamente a biografia dos dois brasileiros que estão merecendo a atenção da população neste instante. Particularmente, não apenas por ser o Presidente do PSDB no meu Estado, tenho muita confiança na vitória de José Serra, tanta confiança quanto respeito tenho pela biografia de Luiz Inácio Lula da Silva.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2002 - Página 18190