Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Convicção de que os resultados das últimas eleições revelam o desejo da população por mudanças no País. Gratidão ao povo de Sergipe que o reelegeu ao Senado Federal.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Convicção de que os resultados das últimas eleições revelam o desejo da população por mudanças no País. Gratidão ao povo de Sergipe que o reelegeu ao Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 10/10/2002 - Página 18340
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DE SERGIPE (SE), RECONDUÇÃO, ORADOR, SENADO.
  • CONVICÇÃO, RESULTADO, ELEIÇÕES, VITORIA, OPOSIÇÃO, DEMONSTRAÇÃO, VONTADE, POPULAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, PAIS.
  • SAUDAÇÃO, EDISON LOBÃO, RAMEZ TEBET, REELEIÇÃO, SENADO.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna nesta tarde para agradecer, de forma emocionada e sincera, ao povo do meu Estado, que me reconduziu pelo voto popular, direto e secreto, a este ambiente salutar da democracia brasileira, o Senado Federal, Casa da qual fizeram e fazem parte figuras monumentais da vida política nacional, no passado, ilustrada pela presença desse patrimônio da História do Brasil, que é Rui Barbosa. Edificada, também, com as presenças de Senadores como Milton Campos, Mário Covas e tantos outros que fizeram história e deram a sua participação efetiva em favor da democratização e da melhoria das condições de vida do povo brasileiro.

Agradeço ao povo de Sergipe que, de forma altaneira, pacífica e democrática, demonstrou a sua autonomia, a sua conscientização. Embora fosse essa candidatura desavantajada pelo processo que conhecemos no nordeste do Brasil, pela falta de rádios e canais de televisão para lhe darem cobertura, pela falta de condições financeiras para sua sustentação, apesar das adversidades e das dificuldades, o povo de Sergipe interpretou não só o meu passado como Governador e como Secretário da Educação, mas também como Senador.

Agradeço a projeção que o Senado Federal deu aos integrantes desta Casa, por meio da TV Senado, cuja transmissão é realizada não apenas pelos canais fechados de televisão, mas também, principalmente, pelas chamadas parabólicas, que levam ao Brasil inteiro nossa mensagem, nosso discurso, nosso trabalho, em favor do nosso País.

As urnas demonstraram que há um sentimento de mudança, o que foi constatado no dia 6 de outubro passado. Uma mudança imperiosa precisa acontecer em nosso País. Já chega de termos um modelo excludente, injusto, no qual predomina o desemprego, a violência e a submissão do nosso País ao capital internacional. Um grito de alerta foi dado no dia 6 de outubro pelo povo brasileiro que colocou em primeiro lugar como candidato preferido à Presidência do Brasil um ex-sindicalista, o trabalhador Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula. Trata-se, efetivamente, de uma vitória do povo brasileiro, que, de forma bastante clara, demonstrou, por meio do voto, que está cansado desse modelo. Mais de 70% do eleitorado brasileiro votou na Oposição, em seus principais candidatos: em Lula, em Garotinho e em Ciro Gomes, nos que não concordam com a política estabelecida de submissão do Brasil ao estrangeiro.

Quero, também, ao tempo em que agradeço ao povo de Sergipe e aos nossos companheiros do Senado Federal, deixar aqui um registro de parabéns aos que se elegeram; aos que não conseguiram, quero deixar aqui o meu reconhecimento ao seu trabalho. A democracia é isso mesmo. Temos ainda muito tempo pela frente e o que interessa é o trabalho que realizaram em favor do fortalecimento do regime democrático. O nosso companheiro e amigo Bernardo Cabral, a Senadora Emilia Fernandes e outros tantos que não voltaram deixaram sua marca indelével aqui no Senado Federal, um trabalho edificante, acompanhado não só por nós, mas por todos aqueles que, ligando a TV Senado, puderam testemunhar que cumpriram com sua obrigação, com o seu papel em favor do Brasil e do fortalecimento do Senado Federal.

Aproveito o momento em que está presidindo o Senado Federal o meu amigo Edison Lobão para parabenizá-lo e também o Senador Ramez Tebet. V. Exªs e assim também o meu colega e amigo Romeu Tuma, que obteve uma brilhante vitória no Estado de São Paulo, são vitoriosos nessa eleição. Tenho certeza absoluta de que o Senado está fortalecido, cada vez mais, no conceito da opinião pública do País como uma instituição modelar, importante para a vivência democrática e o fortalecimento da economia e do social em nosso País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/10/2002 - Página 18340