Fala da Presidência durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APOIO DA MESA DO SENADO FEDERAL QUANTO A PREMENCIA DA APRECIAÇÃO DA REFORMA DO PODER JUDICIARIO, COM ENFASE AO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO SENADOR BERNARDO CABRAL COMO RELATOR DA MATERIA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO. HOMENAGEM.:
  • APOIO DA MESA DO SENADO FEDERAL QUANTO A PREMENCIA DA APRECIAÇÃO DA REFORMA DO PODER JUDICIARIO, COM ENFASE AO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO SENADOR BERNARDO CABRAL COMO RELATOR DA MATERIA.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2002 - Página 18364
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO. HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, MESA DIRETORA, NECESSIDADE, AGILIZAÇÃO, APRECIAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, PROPOSIÇÃO, REFORMA JUDICIARIA.
  • ELOGIO, EFICACIA, TRABALHO, BERNARDO CABRAL, SENADOR, RELATOR, EMENDA CONSTITUCIONAL, REFORMA JUDICIARIA.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Senador Bernardo Cabral, estando a discussão encerrada em primeiro turno, tão logo receba a matéria, esta Mesa a colocará prontamente em votação.

     No entanto, quero adiantar que estamos chegando ao final desta legislatura, durante a qual V. Exª pontificou como um dos mais brilhantes membros desta geração de Parlamentares. Foram oito anos de atuação profícua de V. Exª, conduzindo ora a Liderança de seu partido no plenário, ora a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na qual acumulou a importante função de Relator da Reforma do Poder Judiciário.

Tanto quanto V. Exª, entendo ser essa uma das matérias mais importantes que passaram pelo Congresso Nacional, tornando-se, posso dizer, tanto mais importante quanto mais competente o parecer exarado por V. Exª. Sei o quanto V. Exª estudou essa matéria, teve a paciência e a tolerância de examiná-la detidamente, profundamente, examinando emendas que foram apresentadas ao projeto da reforma, vindo, por fim, a constituir um texto que haverá de honrar o Congresso Nacional.

     Dir-se-á que Senadores e Deputados colaboraram; sim, colaboraram. Todavia, não fora o parecer da lavra de V. Exª, nos termos em que está redigido, com a sistematização dada a essa matéria, a exemplo do que ocorreu quando V. Exª foi Relator da Constituição, não teríamos o texto que ora temos.

     O Poder Judiciário merece que se faça essa obra o mais depressa possível. A sua conclusão tem demorado não por culpa de V. Exª, mas em função das exigências regimentais, tanto da Câmara quanto do Senado. No que dependeu de V. Exª, a reforma andou celeremente e andou bem.

     Quero, portanto, cumprimentar o Poder Judiciário pela obra que receberá e o Parlamento brasileiro por tê-la votado até aqui - e irá completá-la em seguida. Contudo, quero cumprimentar, sobretudo, V. Exª pelo trabalho realizou. Se V. Exª não tivesse feito nada no Senado Federal durante oito anos, esse trabalho como Relator da Reforma do Poder Judiciário já o consagraria como um dos melhores Senadores que este País teve nas duas últimas legislaturas, ou seja, nos quatro anos iniciais do mandato de V. Exª e nos quatro anos seguintes. Esses anos foram fecundos em realização, em atuação e em dedicação aos melhores interesses do País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2002 - Página 18364