Discurso durante a 125ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização do décimo quarto Festival de Turismo de Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, e do primeiro Salão de Turismo do Mercosul.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Registro da realização do décimo quarto Festival de Turismo de Gramado no Estado do Rio Grande do Sul, e do primeiro Salão de Turismo do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2002 - Página 21013
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, ORADOR, FESTIVAL, TURISMO, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), LEITURA, TRECHO, ABERTURA, CERIMONIA, ELOGIO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE.
  • REGISTRO, SIMULTANEIDADE, FESTIVAL, TURISMO, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REALIZAÇÃO, FEIRA, SERVIÇOS TURISTICOS, PAIS, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), VIABILIDADE, CONCLUSÃO, NEGOCIAÇÃO, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO, AMERICA DO SUL.

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta tarde, faço referência ao 14º Festival do Turismo de Gramado, evento do qual tive o prazer de participar.

Passo a ler um pequeno trecho com que as organizadoras do evento abriram o conclave:

Amigos do trade turístico,

De suma importância para o desenvolvimento das nações, o turismo não é somente uma alavanca para a geração de riquezas. Ele traz agregados a si valores que são tão caros ao homem quanto ao bem estar material. Estamos falando da convivência, mistura de raças, da arte do encontro.

 

Assim, duas valorosas empresárias, Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, que há 14 anos promovem o Festival de Turismo de Gramado, abriram a sua 14ª edição, ocorrida no último dia 7.

Sr. Presidente, durante a abertura do evento, participei da Mesa e estive ao lado da figura ilustre do Governador daquele Estado, Olívio Dutra, pessoa extraordinária - dei-me muito bem com S. Exª -, e também do Prefeito Pedro Henrique Bertolucci, Prefeito daquela cidade, que é a mais européia das cidades brasileiras.

Gramado é uma cidade fantástica, linda, acolhedora, e tem um povo maravilhoso. Ela é um exemplo do turismo para o Brasil, porque tudo que ali acontece está, de uma forma ou de outra, intimamente ligado a essa grande indústria sem chaminés, que é a indústria do turismo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, este festival, na sua 14ª edição, conseguiu congregar cerca de 1.788 empresas expositoras do Brasil e do exterior, pois se realizou concomitantemente com o 10º Salão de Negócios Turísticos do Mercosul e o 4º Salão do Rio Grande do Sul Cooperativado, Touristcard. Quase dez mil visitantes estiveram naquela feira, muitos negócios foram realizados. Eu gostaria de registrar também que, na abertura dos trabalhos, foram premiados com o Troféu Festival de Turismo oito pessoas que se destacaram, na opinião dos organizadores, na defesa desse grande segmento da economia brasileira que é o turismo.

Ainda desejo assinalar, da tribuna do Senado, para que fique consignado nos Anais da Casa, meu voto de louvor a Dª Marta Rossi e a Sílvia Zorzanello, figuras ilustres, que mais uma vez conseguiram levar a cabo esse tão importante evento, que melhora e se supera a cada ano. Isso é muito importante para o Brasil. Gramado tem servido como exemplo de indústria do turismo no Brasil. Espero que outros eventos como esse continuem a ocorrer naquela magnífica cidade, trazendo proveitos para todos nós.

Era o registro que eu queria fazer nesta tarde, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2002 - Página 21013