Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de investimentos no setor de ecoturismo no País, destacando o caso da Pousada das Araras, no município de Serranópolis, em Goiás, que é uns santuários ecológicos brasileiro, merecendo ser visitado pela sua beleza.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Necessidade de investimentos no setor de ecoturismo no País, destacando o caso da Pousada das Araras, no município de Serranópolis, em Goiás, que é uns santuários ecológicos brasileiro, merecendo ser visitado pela sua beleza.
Aparteantes
Mauro Miranda.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2002 - Página 21315
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • ANALISE, IMPORTANCIA, TURISMO, MELHORIA, SITUAÇÃO, ECONOMIA, CRIAÇÃO, EMPREGO, DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, DIVULGAÇÃO, PATRIMONIO TURISTICO, AMPLIAÇÃO, SERVIÇOS TURISTICOS, BRASIL, ATRAÇÃO, TURISTA.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, BENS TURISTICOS, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, RESERVA ECOLOGICA, MUNICIPIO, SERRANOPOLIS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), EXISTENCIA, PATRIMONIO ARQUEOLOGICO, RIQUEZAS, ECOSSISTEMA, NECESSIDADE, DIVULGAÇÃO, AUMENTO, VISITA, TURISTA, FAVORECIMENTO, REGIÃO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o turismo é um setor da economia que gera muitos empregos e demanda poucos investimentos. No início da semana, num encontro de cooperação bilateral entre Brasil e Portugal, em Lisboa, membros do Governo brasileiro divulgaram que, com investimentos de R$20 mil a R$80 mil, criam-se pelo menos dez empregos no setor de turismo. Em indústrias de alta tecnologia, seria necessário investir pelo menos dez vezes mais para obter o mesmo resultado. Daí a importância de investir na divulgação e na ampliação do turismo no nosso País. O Brasil é muito rico em atrações: são as belezas do litoral, do Pantanal, as delícias das águas quentes em Caldas Novas e Rio Quente, os mistérios da Amazônia e tantas outras belezas naturais que o nosso País oferece. Mas existem centenas de outras localidades com forte potencial, especialmente no setor de ecoturismo, locais ainda pouco explorados simplesmente pela falta de divulgação.

Uma dessas localidades está no interior de Goiás, no Município de Serranópolis. Trata-se da Pousada das Araras, uma reserva natural de 175 hectares destinada à conservação de um importante sítio arqueológico, com pinturas rupestres e ossadas que datam de 11 mil anos. Uma região de grande beleza e com um valor arqueológico inestimável, que tem recebido visitantes de várias partes do Brasil e de outros países do mundo. Se houvesse mais divulgação, o número de turistas seria bem maior.

Um dos fortes atrativos da reserva Pousada das Araras são as inúmeras pinturas e gravuras primitivas encontradas na Gruta das Araras, muito visitada por pesquisadores, estudiosos, turistas e curiosos. Pinturas que datam de 11 mil anos.

A reserva possui uma grande área de cerrado que, em 1998, devido ao seu potencial ecológico, arqueológico e antropológico, foi incorporada ao “Programa de Santuários de Vida Silvestre”, tornando-se Reserva Particular do Patrimônio Natural, com o reconhecimento do Ibama.

Os sítios arqueológicos que se encontram na reserva guardam abrigos, bem preservados, que testemunham a passagem pela região de cerca de 550 gerações. Os sítios são considerados ricos, devido a sua grande extensão de “abrigo”, o que possibilitou a utilização do local para moradia e pouso de habitantes, desde o Período Paleolítico.

Por todos esses motivos, o Sítio Arqueológico Pousada das Araras, é um santuário ecológico brasileiro que merece ser visitado. O investimento na divulgação de atrações turísticas como essa, por parte do governo, certamente representaria um aumento enorme na geração de empregos no Brasil.

Deixo aqui este registro e o convite como representante do Estado de Goiás, para que o Brasil conheça um pouco mais das belezas do Centro-Oeste e, particularmente, da Pousada das Araras, na cidade de Serranópolis, a 50 km da minha cidade, Jataí.

O Sr. Mauro Miranda (PMDB - GO) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Mauro Miranda (PMDB - GO) - Senador Maguito Vilela, V. Exª canta nesta Casa as belezas existentes na região em que nasceu, no Sudoeste do Estado de Goiás, especificamente na querida cidade de Serranópolis, tão próxima de sua cidade natal, que é Jataí. Visitar a Pousada das Araras é um sonho de todos nós goianos. A Pousada das Araras significa, atualmente, um centro de todo o cerrado, o ecossistema mais rico do mundo em virtude da quantidade e da diversidade da flora e da fauna. É considerado um dos lugares mais lindos de nosso Estado e de grande valor histórico. Então, endosso as palavras de V. Exª. Sei das maravilhas que existem naquele local. Os estudos nas faculdades de Antropologia e de Ciências Naturais fazem referência muito forte ao cerrado e também a essa área mencionada por V. Exª. Por isso, o destaque que V. Exª dá à Pousada das Araras chama a atenção de todo o Brasil para a questão do turismo na região. O turismo brasileiro está mais voltado para o litoral - especialmente para as regiões Sudeste e Nordeste, incluindo o Rio de Janeiro e outras praias maravilhosas -, para o Pantanal e talvez até para a Amazônia. Entretanto, existem determinados sítios - e a Pousada das Araras é um deles - que devem interessar àqueles que amam a natureza. Tenho certeza de que, com o entusiasmo que V. Exª se refere a essa Pousada, tenho certeza de que muitos brasileiros estarão visitando a Pousada das Araras, esse núcleo de natureza maravilhosa que há na cidade de Serranópolis, tão perto da querida cidade de Jataí.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO) - Agradeço muito o aparte de V. Exª, que já está com uma viagem marcada para conhecer a Pousada das Araras. V. Exª perceberá o quanto é importante aquele sítio arqueológico - suas gravuras, que datam de 11 mil anos, das 550 gerações que por lá passaram; o mirante; os cerrados e toda espécie de animal. Não existe nenhum animal em extinção; todos podem ser facilmente encontrados na área onde se situa a Pousada das Araras. Há também, naturalmente, as grutas, onde V. Exª perceberá as águas mais cristalinas deste planeta e terá também oportunidade de conviver com a natureza intacta. V. Exª irá gostar muito.

Quero deixar aqui também esse registro e o convite, como representante de Serranopólis, a todos os brasileiros, para que conheçam esse sítio arqueológico, onde há as inscrições mais antigas da América Latina, muito pouco divulgadas. A propósito, precisamos divulgar esse sítio arqueológico, até para que muitas pessoas, tanto do Brasil quanto de outros países, possam visitá-lo.

Para quem quiser maiores informações sobre a Pousada das Araras, deixo o endereço eletrônico do sítio arqueológico que é www.gotopousadadasararas.com.br.

Quero crer que todo o brasileiro e todo o estrangeiro que quiser conhecer esse sítio arqueológico vai realmente testemunhar algo muito importante: inscrições, das civilizações que ali viveram durante quinhentos e cinqüenta gerações, que datam de mais de onze mil anos - e tudo devidamente comprovado.

Além disso, lá há um restaurante, bem simples, mas muito bom, de comida muito boa. O casal que comanda, Ivana e Marcos, conhece profundamente a região, recebe muito bem e pode dar informações preciosíssimas.

Deixo, então, registrado o meu interesse para que a Pousada das Araras seja visitada por um maior número de brasileiros e por pessoas de outros países do mundo. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2002 - Página 21315