Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DOS EVENTOS REALIZADOS POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 111 ANOS DE EXISTENCIA DO SENADO FEDERAL.

Autor
Emília Fernandes (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Emília Therezinha Xavier Fernandes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. FEMINISMO.:
  • REGISTRO DOS EVENTOS REALIZADOS POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 111 ANOS DE EXISTENCIA DO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2002 - Página 21519
Assunto
Outros > SENADO. FEMINISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SENADO, ELOGIO, IMPORTANCIA, TRABALHO, POPULAÇÃO, PAIS.
  • REGISTRO, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, SENADO, ESPECIFICAÇÃO, CRIAÇÃO, CONCURSO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE DO LEGISLATIVO BRASILEIRO (UNILEGIS), LANÇAMENTO, FILME DOCUMENTARIO, EXPOSIÇÃO, FOTOGRAFIA, HISTORIA, CONGRESSO NACIONAL.
  • ANUNCIO, EXPOSIÇÃO, COMEMORAÇÃO, HISTORIA, FEMINISMO, PAIS, REGISTRO, IMPORTANCIA, VOTO, MULHER, PARTICIPAÇÃO, CONSTRUÇÃO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA.

A SRª EMILIA FERNANDES (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

Queremos, nesta comunicação, ressaltar várias atividades de extrema relevância que vêm sendo realizadas nesta Casa por ocasião dos 111 anos do Senado Federal, comemorados no ano de 2002. O Senado promove uma série de eventos, como exposições, seminários e concursos. A programação, que conta com a participação do Instituto Legislativo Brasileiro, está sendo coordenada por uma comissão formada por diretores da Casa. Quero ressaltar o trabalho qualificado desse Instituto e da importância significativa dos eventos que vêm sendo realizados.

Em maio, foi instalada a Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis), iniciativa que demonstra a preocupação do Senado Brasileiro - o primeiro do mundo a contar com uma universidade - em tornar-se mais transparente e próximo da sociedade.

Para os alunos do ensino fundamental e médio foi criado concurso nacional de redação sobre o papel da instituição na História do Brasil. A Casa concederá premiação permanente, anual, de monografias voltadas aos estudantes universitários, pesquisadores e historiadores, que será institucionalizada como Prêmio Senado Federal na História do Brasil. A monografia vencedora será convertida em livro e editada pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado, a cada ano.

Em junho, a TV Senado lançou documentário que apresenta um panorama da participação da Casa na vida política do País, produzido a partir de pesquisa realizada no Arquivo e na Biblioteca do Senado Federal.

Na Internet, está disponível um banco de dados com os Anais do Senado, cobrindo 179 anos de atividades. Dessa forma, todas as pessoas que tenham acesso à Internet podem buscar informações relativas à História do Brasil que motivaram discussões e iniciativas do Senado, desde a Constituição de 1823 até os dias atuais.

Tivemos, em agosto, a exposição As Constituições na História da República - mostra de documentos raros e inéditos, fotografias e originais das Constituições brasileiras destacando a participação desta Casa nos grandes momentos da História política da República.

Em dezembro, será lançada campanha que pretende resgatar a memória do Palácio Monroe, sede do Parlamento por 35 anos. Trata-se de um movimento nacional destinado a solicitar a toda a população brasileira informações que ajudem a reconstruir a história do local onde trabalhavam os Senadores antes da mudança da Capital do País do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. A população está sendo chamada a doar fotos e documentos sobre a história do Palácio Monroe, que passariam a compor o acervo do Museu do Senado.

Queremos ressaltar neste momento, Sr. Presidente, que no próximo dia 19 de novembro, terça-feira, nas dependências da Biblioteca do Senado, a partir das 18 horas, mais uma atividade - que, tenho certeza, será exitosa - estará sendo realizada dentro das comemorações dos 111 anos do Senado. Trata-se da comemoração dos 70 anos do voto feminino no Brasil. O Instituto Legislativo Brasileiro, em parceria com a Bancada feminina do Congresso Nacional, estará realizando um evento intitulado Os 70 Anos do Voto Feminino. Será uma exposição de acervo cultural e histórico, composto por fotografias, objetos e documentos sobre os 70 anos do voto feminino no Brasil.

A TV Senado também estará lançando um documentário sobre a participação feminina na história desta Casa Legislativa e o papel fundamental da mulher nas esferas de poder. Esse evento será, Sr. Presidente, um importante marco político, porque estaremos reunindo as atuais Parlamentares desta Casa e da Câmara Federal, bem como aquelas que foram eleitas no último pleito e os movimentos de mulheres de todo o Brasil, para resgatarmos a trajetória de luta e os avanços alcançados pelas mulheres no Legislativo Brasileiro.

Srªs e Srs. Senadores, concluo convidando todos os nobres colegas - Senadoras, Senadores, Deputadas e Deputados -, organizações não- governamentais, funcionários e funcionárias da Casa para compartilharmos da homenagem dos 111 anos de Senado Federal e dos 70 anos de conquista do direito da mulher de votar e receber votos.

Juntos estaremos pautando e dando visibilidade à participação ativa da mulher no poder e na construção histórica de nossas instituições democráticas, bem como refletindo sobre os avanços que ainda precisam ser garantidos para se assegurar a dignidade da vida da nossa população, principalmente das mulheres, na grande luta pela igualdade.

Era o convite e o registro que gostaríamos de fazer, Sr. Presidente.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2002 - Página 21519