Pronunciamento de Mauro Miranda em 13/11/2002
Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SATISFAÇÃO COM A UNIÃO DA BANCADA GOIANA NO CONGRESSO NACIONAL EM BUSCA DE RECURSOS PARA O ESTADO DE GOIAS.
- Autor
- Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Mauro Miranda Soares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
ORÇAMENTO.:
- SATISFAÇÃO COM A UNIÃO DA BANCADA GOIANA NO CONGRESSO NACIONAL EM BUSCA DE RECURSOS PARA O ESTADO DE GOIAS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/11/2002 - Página 21653
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ORÇAMENTO.
- Indexação
-
- ELOGIO, UNIÃO, BANCADA, ESTADO DE GOIAS (GO), CONGRESSO NACIONAL, APROVAÇÃO, EMENDA, ORÇAMENTO, NECESSIDADE, LIBERAÇÃO, RECURSOS.
- REGISTRO, NECESSIDADE, RECURSOS, BENEFICIO, CONSTRUÇÃO, HABITAÇÃO POPULAR, POSTO DE SAUDE, CENTRO COMUNITARIO, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, MUNICIPIOS, ESTADO DE GOIAS (GO).
O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como defensor intransigente do municipalismo, em dezenas de oportunidades já manifestei nesta Tribuna a importância do trabalho realizado pelos prefeitos em defesa das localidades que administram. Afinal de contas, são eles os legítimos representantes dos verdadeiros anseios da população e por isso merecem de nós, parlamentares, o mais profundo respeito e parceria na obtenção de recursos que propiciem o desenvolvimento de seus municípios.
No que diz respeito ao meu Estado de Goiás, cabe aqui ressaltar um aspecto de grande relevância para os administradores municipais: a união da Bancada goiana no Congresso Nacional, independente de questões partidárias, para a aprovação de emendas orçamentárias que irão possibilitar investimentos em dezenas de municípios no ano que vem.
O trabalho conjunto de Deputados e Senadores assegurou a inclusão de recursos da ordem de R$ 990 milhões para investimentos em grandes obras no Estado, entre as quais podemos destacar a Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia e o Metrô de Superfície, também na Capital, além da conservação e duplicação das rodovias federais que cortam o território goiano.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lá se foi o tempo em que divergências políticas inviabilizavam a tramitação de emendas orçamentárias ou mesmo emperravam liberação de recursos. Qual parlamentar, em sã consciência, poderia posicionar-se contra investimentos de R$ 50 milhões em manutenção e ampliação de hospitais e centros de reabilitação e readaptação de pessoas portadores de deficiência física?
E se a maior parte dos recursos foi destinada para grandes obras, localizadas nos municípios de contingente populacional superior a 200 mil habitantes, a emenda individual ao Orçamento/2003 permitiu-me atender pleitos não menos importantes de outras 20 cidades goianas. Distribuídos de forma equilibrada, os recursos vão proporcionar a construção de casas populares, postos de saúde, centros comunitários e realização de outras dezenas de obras de infra-estrutura urbana.
Os meus companheiros de Bancada nesta Casa, Senadores Iris Rezende e Maguito Vilela, também realizaram o mesmo procedimento com mais 40 municípios. Trata-se, a meu ver, de uma justa e transparente divisão de verbas para que um número maior de cidadãos, de todas as regiões do Estado de Goiás, possa receber benfeitorias que representam qualidade de vida.
Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não poderia deixar de registrar em plenário este importante sinal de maturidade política experimentado em meu Estado. Governistas e oposicionistas puderam atender suas bases políticas e ao mesmo tempo uniram-se em torno dos projetos de maior dimensão para os goianos.
Assim é que se faz política. Assim é que se dinamiza uma atuação parlamentar. Assim é que se faz, na prática, a democracia que tanto defendemos para o dia-a-dia de nossas vidas.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.