Fala da Presidência durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. BYRON SARINHO.

Autor
Carlos Wilson (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PE)
Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. BYRON SARINHO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2002 - Página 21306
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BYRON SARINHO, DIRIGENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. CARLOS WILSON (PTB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Compreendo a dificuldade do Senador Roberto Freire em ler a nota. Trata-se de uma pessoa com quem S. Exª tinha um relacionamento de irmão e que foi presidente do PPS em Pernambuco durante muitos anos e também secretário-geral. Era uma das figuras mais queridas em nosso Estado e, lamentavelmente, suicidou-se hoje, às 15h, na cidade do Recife. Vou pedir força para que eu consiga ler a nota que o Senador Roberto Freire providenciou, em nome do PPS.

            Eis a nota do Senador Roberto Freire, presidente do PPS, distribuída em 12 de novembro de 2002:

É difícil conter a emoção quando pensamos e falamos de Byron Sarinho, que nos abandona tão repentina e tragicamente. Posso assegurar, no PPS existem muitos bons, sinceros e dedicados militantes, mas nenhum é superior a ele. No máximo, podem igualá-lo.

Para mim, Byron era como um irmão - e sei o tamanho da dor quando se perde um irmão, porque já antes perdera um. Estudamos juntos na Faculdade de Direito em 1962, ingressamos ao mesmo tempo no antigo PCB, ajudamos a fundar o MDB e lutamos do mesmo lado contra a ditadura, construímos o PPS. Discussões muitas; grandes divergências, jamais.

Com a morte de Byron também morre parte da história da vida pública. Amigo de primeira hora, formulador político nato, democrata e humanista radical, amante da cultura e do povo de Pernambuco, entusiasta do Brasil, sonhador, socialista, esteve em todas as minhas campanhas vitoriosas ou derrotadas. Sempre com o seu espírito crítico, ponderado, um porto seguro para quem fazia da política arte de mudança e uma atividade nobre.

O PPS ficou mais pobre, Pernambuco ficou mais pobre, o Brasil ficou mais pobre. Espero que possamos continuar o seu legado de esperança.

O partido perdeu um dos seus mais lúcidos dirigentes.

Como Presidente do PPS e como amigo, além de enviar o nosso abraço de conforto à sua família, proclamamos publicamente: Byron, muito obrigado!

Sr. Presidente, Senador Ramez Tebet, essa é a nota elaborada pelo Senador Roberto Freire.

Quero também, em meu nome, externar a minha dor, porque sei da importância do companheiro Byron Sarinho na formação política do nosso Estado e principalmente da nossa geração.

Byron será sempre lembrado: Byron, que em todos os momentos combateu a ditadura militar; Byron, que ajudou na redemocratização deste País; Byron, que foi um referencial de luta especialmente para nós que moramos em Pernambuco.

Por isso, Sr. Presidente, externamos a nossa dor, que é muito forte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2002 - Página 21306