Fala da Presidência durante a 129ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO CENTESIMO DECIMO TERCEIRO ANIVERSARIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS PELO TRANSCURSO DO CENTESIMO DECIMO TERCEIRO ANIVERSARIO DA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2002 - Página 22156
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DATA NACIONAL, PROCLAMAÇÃO, REPUBLICA, BRASIL, HOMENAGEM, EVOLUÇÃO, DEMOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, LEGITIMIDADE, ELEIÇÕES.

O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Antes de conceder a palavra ao ilustre Senador Francelino Pereira, em nome do Senado da República, cumpre-me saudar o transcurso de um dos eventos mais significativos para a nacionalidade brasileira: a Proclamação da República, ocorrida sem desnecessários derramamentos de sangue ou batalhas fratricidas, resultante que foi do legítimo anseio popular e de expressivos setores da sociedade de então.

O Senado Federal, como instituição, faz parte, desde as primeiras horas, desse empreendimento republicano, com destaque para nosso mentor Rui Barbosa, republicano convicto que, no ministério do governo provisório, destacou-se na Pasta da Fazenda com atuação francamente desenvolvimentista.

São passados, Srªs e Srs. Senadores, 113 anos e estamos assistindo a um dos momentos mais marcantes da vivência democrática já preconizada na proclamação da República: a alternância pacífica de poder amparada por eleição amplamente legitimada por todos os preceitos constitucionais e legais.

Ao Brasil e aos brasileiros nossas homenagens pelo transcurso dessa data tão significativa para a nacionalidade. Dia 15 de novembro foi feriado, daí a razão deste breve pronunciamento para o Senado Federal, instituição marcadamente republicana.

Fica registrada, então, nos Anais desta Casa, a comemoração por essa efeméride, feita assim de maneira tão simples pela Mesa de nossa Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2002 - Página 22156