Discurso durante a 128ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

DEFESA DA MUDANÇA DA DATA PARA A POSSE DO PRESIDENTE ELEITO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, POSSE.:
  • DEFESA DA MUDANÇA DA DATA PARA A POSSE DO PRESIDENTE ELEITO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2002 - Página 21707
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, POSSE.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, VISITA OFICIAL, FIDEL CASTRO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, POSSE, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, LOBBY, ALTERAÇÃO, DATA, ATUALIDADE.
  • EXPECTATIVA, ACORDO, DEFINIÇÃO, DATA, POSSE, PRESIDENTE DA REPUBLICA, BENEFICIO, TRABALHO, CERIMONIAL, ITAMARATI (MRE).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas dar a informação correta.

Acabo de falar com o Presidente Nacional do PT, Deputado José Dirceu, que pede para esclarecer que o Presidente Fidel Castro já esteve presente na posse do Presidente Fernando Henrique Cardoso, num dia 1º de janeiro; e, em que pese a necessidade de estar em Cuba porque 1º de janeiro é uma data importante, da mesma forma, faria um esforço especial para estar aqui no dia 1º de janeiro. O que existe, por enquanto, é um entendimento para se chegar a um consenso e fazer a posse no dia 6. Se não for possível, será realizada no dia 1º. Considero importante que haja um entendimento entre o Presidente Fernando Henrique Cardoso e o Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Acompanhei a entrevista ontem concedida pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador Ramez Tebet, que, em atitude nobre, disse que poderia assumir a Presidência da República do dia 1º ao dia 6, mas que considera justo que o próprio Presidente Fernando Henrique Cardoso passe a faixa presidencial ao futuro Presidente.

É importante que haja um consenso entre as partes. E que a definição seja rápida, no máximo até a próxima semana, pois o Palácio do Itamaraty precisa tomar as providências devidas (enviar convites aos Chefes de Estados etc.). Dessa forma, se for possível modificar para o dia 6, tudo bem. Se, entretanto, for considerada difícil a modificação, existe até uma vantagem, do ponto de vista da prioridade maior do Governo Lula, que ganhará seis dias para iniciar o combate à fome e à pobreza. Há esse ponto que, de alguma maneira, ajudaria o principal objetivo do novo Governo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2002 - Página 21707