Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DO SUPERAVIT COMERCIAL DE US$ 11 BILHÕES. APELO AO PT PARA QUE DEFINA, AINDA ESTE ANO, O VALOR DO SALARIO MINIMO PARA 2003. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR. POLITICA SALARIAL.:
  • REGISTRO DO SUPERAVIT COMERCIAL DE US$ 11 BILHÕES. APELO AO PT PARA QUE DEFINA, AINDA ESTE ANO, O VALOR DO SALARIO MINIMO PARA 2003. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2002 - Página 22677
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR. POLITICA SALARIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, CONGRATULAÇÕES, BRASIL, AUMENTO, SUPERAVIT, COMERCIO EXTERIOR, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PUBLICAÇÃO, MELHORIA, COMERCIO.
  • SOLICITAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), AGILIZAÇÃO, DECISÃO, VALOR, SALARIO MINIMO, REGISTRO, NECESSIDADE, DEFINIÇÃO, SALARIO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REFERENCIA, ORÇAMENTO.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pedi a palavra apenas para fazer um registro e um apelo.

Votamos, no início deste ano, a proposta que cria a contribuição de iluminação pública, substituindo a taxa de iluminação pública, que já é cobrada pelos municípios e, em alguns casos, é questionada. Aqui estava o Prefeito de Campo Grande exatamente discutindo essa questão.

Essa matéria está na Câmara dos Deputados. Então, eu gostaria de fazer um apelo para que o Presidente daquela Casa, Deputado Aécio Neves, e os Líderes, ainda esta semana, se possível, colocassem em pauta a votação dessa PEC, porque é muito importante regularizar essa situação. Mais do que isso: é importante votar rapidamente, porque, depois de aprovada a PEC, ainda este ano, as Câmaras de Vereadores precisarão compatibilizar a legislação municipal para substituir a taxa de iluminação pela contribuição de iluminação pública. Portanto, o prazo é muito curto, e é muito importante para a segurança, para a melhoria da condição das cidades, para os bairros, principalmente os mais afastados, que se tenha a condição efetiva de investir na iluminação pública. O investimento na iluminação pública somente será possível se houver uma receita. Portanto, deixo aqui o apelo à Câmara dos Deputados, a fim de que vote e aprove rapidamente a matéria já aprovada pelo Senado Federal no sentido de que os prefeitos possam, ainda este ano, resolver a questão.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2002 - Página 22677