Pronunciamento de Ramez Tebet em 19/11/2002
Fala da Presidência durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM PELO DIA DA BANDEIRA NACIONAL.
- Autor
- Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Ramez Tebet
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO DIA DA BANDEIRA NACIONAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/11/2002 - Página 22202
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, BANDEIRA NACIONAL, COMENTARIO, IMPORTANCIA, SIMBOLOS NACIONAIS, BRASIL.
O SR. PRESIDENTE (Ramez Tebet) - Srªs e Srs. Senadores, antes de passarmos à Ordem do Dia, creio que cumpre a esta Mesa lembrar a data em que se comemora o Dia do Pavilhão Nacional.
Parece-me que nos vamos desabituando - não o Senado em si, mas o Brasil em geral - das datas que nos são caras, das datas que deveríamos reverenciar.
Hoje é o Dia da Bandeira Nacional, que é o símbolo da Pátria, é o símbolo maior da nacionalidade. É a Bandeira do Brasil que representa todos os anseios dos brasileiros de todos os quadrantes do nosso imenso País. Os versos do Hino da Bandeira são lindos e calham bem para o momento que estamos vivendo, quando se diz: “Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz”. Estamos hoje, com esses versos, mais do que nunca, ecoando um brado de toda a Nação brasileira em favor de novos tempos para todos nós, tempos de paz, de concórdia, de felicidade do povo brasileiro, de melhoria da nossa qualidade de vida.
Neste momento histórico, em que existe uma real alternância no Poder do nosso País, creio que devemos lembrar, sim, o Dia da Bandeira. E o Hino da Bandeira diz: “...a lembrança da grandeza da Pátria nos traz”.
Sei que a democracia no Brasil, em nossa terra, está consolidada. Podemos ver o quanto de simbolismo patriótico a Bandeira transmite a todos os nossos concidadãos.
O Senado e todos nós queremos ver a Bandeira do Brasil hasteada não só nos prédios públicos, mas também nas residências e nos prédios comerciais, como vemos em outros países. Em todo lugar, vemos o símbolo da Pátria. A nossa vida, aliás, é toda permeada de símbolos, e a Bandeira Nacional é o símbolo maior da nossa união em torno de um projeto comum chamado Brasil.
Por isso, em nome de todos os Srs. Senadores, deixo registrado nos Anais do Senado da República que hoje, mais do que nunca, devemos reverenciar o símbolo da nossa Pátria, que é a Bandeira.