Pronunciamento de Maria do Carmo Alves em 28/11/2002
Discurso durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
REGISTRO DO LANÇAMENTO, DURANTE A QUARTA SEMANA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES, EM ARACAJU/SE, DO GUIA SERGIPE PANORAMICO E DA INCUBADORA DE EMPRESA DE BASE TECNOLOGICA.
- Autor
- Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
- Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- REGISTRO DO LANÇAMENTO, DURANTE A QUARTA SEMANA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES, EM ARACAJU/SE, DO GUIA SERGIPE PANORAMICO E DA INCUBADORA DE EMPRESA DE BASE TECNOLOGICA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/11/2002 - Página 22973
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, LANÇAMENTO, GUIA DE TURISMO, PATROCINIO, MEMBROS, UNIVERSIDADE, MUNICIPIO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, DESENVOLVIMENTO POLITICO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE, ESTADO DE SERGIPE (SE), REGISTRO, IMPORTANCIA, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, FORMAÇÃO, CIDADANIA, REGIÃO.
- LANÇAMENTO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, AUXILIO, CRIAÇÃO, EMPREGO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última segunda-feira, em Sergipe, tive a oportunidade de participar da IV Semana de Pesquisa, promovida pela Universidade Tiradentes. Nessa ocasião, travou-se um amplo debate sobre pesquisa não só no Estado de Sergipe, mas em todo o Brasil, porque houve a participação de órgãos federais.
Tivemos a alegria de ver o lançamento pela Universidade Tiradentes do guia Sergipe Panorâmico, de cunho geográfico, político, histórico, econômico, cultural, turístico e social. Trata-se de obra das mais relevantes, que retrata com grande perfeição o meu Estado, Sergipe, seus Municípios, sua estrutura e, sobretudo, sua gente e seus dirigentes.
O livro teve o patrocínio da Universidade, na pessoa do Reitor, Jouberto Uchoa Mendonça, que parabenizo pelo evento, e da Profª Maria Lúcia Marques Cruz e Silva, a quem também envio congratulações. O guia apresenta o referido Estado não só para os sergipanos, mas para todo o País.
A Universidade Tiradentes, que comemorou 40 anos de existência, mostra-se, a cada dia, mais importante para a formação da cidadania de Sergipe. Desde a sua fundação, tem procurado suprir as lacunas culturais e educacionais, respondendo com grande esmero e competência não somente a seus professores, pesquisadores e alunos, mas também a toda a comunidade, que questiona a realidade e preocupa-se, sobretudo, com a busca de um futuro com mais qualidade.
O guia Sergipe Panorâmico, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é mais uma das valorosas contribuições da Unit para o cenário cultural sergipano, pois, por meio do trabalho dos variados setores da Universidade e com a colaboração de instituições públicas, das prefeituras e das câmaras municipais, foi possível traçar o caminho que percorreu cada Município sergipano até os dias atuais, promovendo o entendimento não apenas histórico, mas também político, social, econômico e cultural de cada uma dessas realidades.
Entre tantas contribuições que a Unit traz ao crescimento educacional sergipano, eu gostaria de destacar que também foi lançada durante essa semana a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Aracaju. Esse empreendimento tem como missão fomentar a cultura empreendedora e apoiar a criação de base tecnológica mediante uma interface moderna e eficiente, orientada como instrumento de geração e difusão de tecnologias, a fim de produzir impacto relevante no desenvolvimento econômico e social da região e do País.
Acolhendo projetos de diversas áreas como tecnologia de informação e comunicação, tecnologia de precisão, instrumentação, biomédica, mecatrônica, turismo, petróleo, têxtil, entre outras, a Incubadora de Empresas não só colaborará na questão ensino-mercado, como também estimulará a geração de emprego e o desenvolvimento humano de Sergipe.
Sr. Presidente, quero cumprimentar todo o corpo docente, discente e diretivo da Universidade Tiradentes, especialmente Sua Magnificência o Reitor Professor Jouberto Uchoa de Mendonça, que, com mais essa brilhante iniciativa, a Incubadora de Empresa de Base Tecnológica, toma pelas mãos o maior projeto de todos, que é a busca de educação para o bem social, para o desenvolvimento humano e para o fortalecimento cultural, político e econômico de toda a comunidade.
Que o exemplo da Unit ecoe em todo o Sergipe, em todo o Nordeste e em todo o Brasil, mostrando que cada um, a seu modo, a sua maneira e com os instrumentos de que dispõe, pode contribuir para a construção de um país mais justo!
Naquela oportunidade Sr. Presidente, tivemos a satisfação de assistir a uma explanação do Superintendente do Banco do Nordeste, Dr. Jair, que mostrou que 92% dos empréstimos feitos a pequenos e médios produtores vinham do Banco do Nordeste. O Reitor, Prof. Jouberto Uchoa de Mendonça, fez um apelo a toda classe política do Estado de Sergipe, para que instássemos o BNDES a que voltasse os seus olhos para o desenvolvimento de nossa região, para o desenvolvimento de Sergipe e do Nordeste. O Banco do Nordeste está dando a sua contribuição para alavancar o desenvolvimento, e esperamos também que o BNDES volte os seus financiamentos e o seu trabalho para a nossa região.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigada.