Fala da Presidência durante a 137ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

FALA ASSOCIATIVA DE HOMENAGEM AO SENADOR TEOTONIO VILELA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • FALA ASSOCIATIVA DE HOMENAGEM AO SENADOR TEOTONIO VILELA.
Publicação
Publicação no DSF de 29/11/2002 - Página 23011
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, TEOTONIO VILELA (AL), JORNALISTA, SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Senador Teotonio Vilela Filho, a Mesa se associa às homenagens que hoje V. Exª e o Plenário prestam à memória do seu ilustre pai. V. Exª conclui o seu discurso lembrando os sonhos de Teotônio Vilela. Aqueles sonhos eram os sonhos do Brasil no instante em que ele os teve. Todos os brasileiros, naquele instante, erguiam-se na mesma direção, pensando do mesmo modo, agindo quase - não fosse a dureza do regime - de igual maneira.

Conheci Teotônio Vilela como jornalista e com ele convivi muito próximo. Admirava-o profundamente. Vi avançar nele a angústia da enfermidade. Quanto mais a enfermidade o dominava, mais parecia a mim que ele se sentia tomado pelos exemplos de São Paulo. São Paulo teve a sua vida dividida em dois tempos: um tempo em que ele a perdeu, perseguindo os cristãos; outro tempo que foi colocado a serviço de Cristo. Ele, então, imaginava que precisava trabalhar em dobro para recuperar o tempo perdido. Assim imaginava Teotônio. Com a doença, ele via chegar o final do seu tempo e, por isso, queria aproveitá-lo em dobro, a serviço de uma grande causa, que era a causa do Brasil.

Portanto, a Mesa associa-se a essas homenagens, que são justas. Este Plenário se honra de ter tido em Teotônio Vilela um dos seus mais ilustres membros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/11/2002 - Página 23011