Discurso durante a 144ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

AGRADECIMENTOS A COLABORAÇÃO DA CASA NA CONDUÇÃO, POR S.EXA., DA VICE-PRESIDENCIA E DA PRESIDENCIA INTERINA DO SENADO FEDERAL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • AGRADECIMENTOS A COLABORAÇÃO DA CASA NA CONDUÇÃO, POR S.EXA., DA VICE-PRESIDENCIA E DA PRESIDENCIA INTERINA DO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2002 - Página 24900
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, COLABORAÇÃO, SENADO, EXERCICIO, PRESIDENCIA, ORADOR, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, LEGISLATURA.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Srªs e Srs. Senadores, estou ocupando hoje, provavelmente em uma das últimas sessões desta Legislatura, a Presidência dos trabalhos desta Casa, substituindo nestes momentos o Sr. Presidente Ramez Tebet.

Sirvo-me desta oportunidade para agradecer, em primeiro lugar, o cavalheirismo com que sempre fui distinguido pelos meus companheiros da Comissão Diretora, especialmente pelo nosso Presidente. E muito agradeço a V. Exas pela colaboração que tanto honrou minha gestão como 1º Vice-Presidente do Senado Federal.

Guindado a tão alta posição pelo voto unânime dos meus dignos Colegas, fui surpreendido - como todos o foram - pelos lamentados acontecimentos de 2001, que me fizeram assumir a difícil Presidência do Senado pelo período de 58 dias.

Graças às relações de amizade de confiança que tenho o prazer de cultivar com cada um das Srªs e Srs. Senadores, pude receber de V. Exªs as ponderações e o apoio que me permitiram levar a bom termo o exercício da temporária presidência.

Com a valiosa ajuda das Lideranças partidárias, organizei, como Presidente, uma agenda positiva de votações. Trabalhei em sintonia com o Presidente da outra Casa Legislativa, o ilustre Deputado Aécio Neves. Aprovamos medidas moralizadoras da vida pública, que incluíram mudanças importantes na legislação, como as referentes à imunidade parlamentar, restringindo-a efetivamente à palavra, opinião e voto. Atendeu-se assim ao justo reclamo da opinião pública, inconformada com alguns episódios em que a legítima imunidade malbaratava-se em impunidade.

A aprovação e promulgação, pelo Senado, da Proposta de Emenda Constitucional que disciplinou o polêmico problema das medidas provisórias, e a aprovação do projeto de Lei nº 23, de 2001, que imprimiu nova estrutura à Lei das Sociedades Anônimas, foram outras conquistas desta Casa sob o meu período na presidência.

Pessoalmente, continuei participando, junto com V. Exªs, dos debates em torno das grandes questões políticas nacionais que movimentam o Senado da República; e, como membro da Comissão Diretora nos últimos dois anos, coube a mim e aos demais membros da Mesa discutir, encaminhar e votar os mais variados temas relativos às muitas questões que compõem a rotina administrativa do Senado.

Meus agradecimentos estariam incompletos, se não se estendessem aos funcionários do Senado, do mais humilde à Direção Geral - com destaque para os que, mais perto dos dirigentes, servem à Secretaria-Geral da Mesa - todos compondo um corpo funcional que confirma, através dos anos, a alta qualificação que lhe dá justo prestígio no seio da administração pública brasileira.

Esta 51ª Legislatura está nos seus últimos dias. Terá na história o registro do seu profícuo trabalho e o modo hábil e correto com que se conduziram os seus eminentes integrantes.

Vai-se iniciar a próxima não somente sob o peso dos grandes problemas que afligem o mundo e o Brasil, mas notadamente pelas esperanças suscitadas no povo pelo advento de um novo governo e de um renovado Congresso, sufragados em eleições limpas e exemplarmente democráticas.

O Senado Federal terá um papel da maior importância para a efetivação das aspirações populares, razão maior da nossa vida pública.

E tenham todos a certeza de que, nesta Casa, corresponderemos sempre à confiança em nós depositada pelas populações de nossos Estados.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2002 - Página 24900