Discurso durante a 145ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PREOCUPAÇÃO COM O PROCESSO DE INDICAÇÃO DA NOVA DIREÇÃO DO BANCO CENTRAL PELO GOVERNO ELEITO, QUE PODE CAUSAR PREJUIZOS A ECONOMIA BRASILEIRA.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • PREOCUPAÇÃO COM O PROCESSO DE INDICAÇÃO DA NOVA DIREÇÃO DO BANCO CENTRAL PELO GOVERNO ELEITO, QUE PODE CAUSAR PREJUIZOS A ECONOMIA BRASILEIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2002 - Página 25322
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, DEMORA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, INDICAÇÃO, DIREÇÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), REFERENCIA, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, QUESTIONAMENTO, FALTA, DEFINIÇÃO, COMPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, MATERIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • ANEXAÇÃO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, REGISTRO, DIFICULDADE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DEFINIÇÃO, PRESIDENCIA, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o campo e a agricultura brasileiros sempre nos surpreendem positivamente. Digo isto porque recebi o Relatório Anual de Atividades de 2001 do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O SENAR é entidade que vem, ao longo da última década, realizando importantíssimo trabalho para formar e aprimorar o homem do campo como trabalhador e cidadão.

No entanto, este trabalho, de suma importância para o desenvolvimento do País, nem sempre recebe a atenção que merece. Assim, mais uma vez, faço questão de tornar públicas desta tribuna as atividades do SENAR.

Criado pela Lei nº 8.315, de 1991, o SENAR é instituição cuja missão é promover o desenvolvimento profissional, cultural e técnico das populações rurais do Brasil; é entidade paraestatal vinculada à Confederação Nacional da Agricultura e administrada por um Colegiado composto por representantes do Governo Federal, da Organização das Cooperativas Brasileiras, das agroindústrias, da Confederação Nacional da Agricultura e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

No ano de 2001, um milhão e setecentas mil pessoas se matricularam nos eventos de Formação Profissional Rural, Promoção Social e nos Programas Especiais do SENAR.

A Formação Profissional Rural é destinada a adultos e jovens com mais de dezesseis anos que já estejam trabalhando ou desejem melhorar seu desempenho profissional. O objetivo é fazer com que a população rural obtenha, assim, ganhos sociais e econômicos. Em 2001, dentro da Formação Profissional Rural, sobressaíram as ações na pecuária de corte e de leite, na operação e manutenção de tratores agrícolas, na aplicação de agrotóxicos, na cultura básica de verduras. Nessas ações, o SENAR treinou, em 2001, mais de trezentas mil pessoas.

A Promoção Social, por sua vez, não tem caráter profissionalizante, mas, voltada para os moradores do meio rural, visa melhorar sua qualidade de vida, sua consciência crítica e sua participação na vida da comunidade. Em 2001, as atividades mais destacadas foram: produção caseira de alimentos; alfabetização de jovens e adultos; pintura em tecidos; artesanato do vestuário; cestaria e trançados e educação ambiental. Em 2001, tais atividades reuniram aproximadamente cem mil pessoas.

São vários os Programas Especiais. Diante da exigüidade de tempo, gostaria de destacar dois: a “Educação Profissional para Trabalhadores com baixa ou sem Escolaridade” e o “Cidadão Rural”.

O “Educação Profissional para Trabalhadores com Baixa ou sem Escolaridade”, aliado ao Programa de Formação Profissional Rural, auxilia o trabalhador a ingressar no mercado de trabalho, o qual se encontra cada vez mais exigente. Em 2001, tal Programa abrangeu treze Estados e nove mil participantes. De 1998 a 2001, os participantes atendidos foram quarenta e dois mil.

O “Cidadão Rural” é formado por um conjunto de atividades que visam à emissão de certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de trabalho e carteiras de identidade, tratamentos dentários e exames médicos e eventos que desenvolvam, entre outros temas, educação ambiental, educação para o trabalho e administração de empreendimentos comunitários. O Cidadão Rural, no ano de 2001, atendeu a dezesseis mil pessoas.

Em suma, Sr. Presidente, estas são algumas das atividades realizadas pelo SENAR. Noticiá-las às Srªs e aos Srs. Senadores é mostrar uma entidade modelar, que tem cumprido sua missão com afinco e dedicação, e ter renovada a crença de que o nosso povo, quando recebe a devida formação educacional e profissional, compete, no mínimo, em pé de igualdade com os de outras nações do planeta.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2002 - Página 25322