Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PREOCUPAÇÃO COM DECLARAÇÕES ATRIBUIDAS AO PRESIDENTE ELEITO, SR. LUIZ INACIO LULA DA SILVA, QUANDO DE SUA VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS, QUE APRESENTAM UMA VISÃO PESSIMISTA DA REALIDADE ECONOMICA BRASILEIRA. (COMO LIDER)

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • PREOCUPAÇÃO COM DECLARAÇÕES ATRIBUIDAS AO PRESIDENTE ELEITO, SR. LUIZ INACIO LULA DA SILVA, QUANDO DE SUA VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS, QUE APRESENTAM UMA VISÃO PESSIMISTA DA REALIDADE ECONOMICA BRASILEIRA. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2002 - Página 26020
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, DESAPROVAÇÃO, DECLARAÇÃO, AUTORIA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, SITUAÇÃO, VISITA OFICIAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), MOTIVO, DESVALORIZAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, REGISTRO, IMPORTANCIA, DEMONSTRAÇÃO, CONFIANÇA, MERCADO INTERNACIONAL.

O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, trata-se de uma observação que, em nome do PSDB, tenho o dever de fazer. Quando o Presidente eleito Lula viajou à América Latina, algumas de suas colocações, no exterior, causaram certa preocupação. Cogitamos, inclusive, discutir o assunto aqui, mas preferimos considerar que era necessário deixar que fluísse um pouco mais de tempo para que novas manifestações viessem e aquelas preocupações fossem dissipadas.

Agora, o Presidente eleito esteve nos Estados Unidos e está sendo atribuído a S. Exª uma declaração que, essa sim, preocupa: ao anunciar o nome do Ministro da Fazenda, Antônio Palocci, S. Exª teria dito que o Brasil está na UTI e que havia decidido designar um médico para o Ministério da Fazenda. É claro que S. Exª, muito provavelmente, desejou apenas fazer uma brincadeira ao se referir ao assunto, um comentário bem humorado e inteligente, que, da parte de qualquer um de nós seria tido como um comentário chistoso, engraçado, interessante, mas que, infelizmente, partindo do Presidente da República, cujo mandato está prestes a se iniciar, foi uma declaração interessante e ao mesmo tempo infeliz.

Não há dúvida de que S. Exª tem um senso de humor bastante acurado, mas, na realidade, ele deve estar limitado pela responsabilidade. Ao declarar que o Brasil está na UTI, o Presidente da República declara ao mundo a sua visão pessimista em torno da realidade econômica. Vai para a UTI quem está numa situação extremamente grave, numa situação que pode ser terminal. E, embora a realidade da globalização possa não agradar a muitos, a grande verdade é que ela existe e que nosso País, enquanto não vierem a ser colhidos os frutos da modernização e da própria política econômica que o novo Governo anuncia, continua necessitando de inspirar confiança ao mercado em todo o mundo, e essa é uma declaração que abala a confiança que se possa ter no Brasil.

Quis fazer este registro para lamentar que, embora seguramente na melhor das intenções, o Presidente não tenha refreado seu ímpeto e não tenha percebido que, algumas vezes, é melhor perder a piada do que perder a confiança internacional.

Sr. Presidente, era esse o comunicado que, como Líder do PSDB, eu desejava fazer.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2002 - Página 26020