Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM PELOS 53 ANOS DE EXISTENCIA DA LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM PELOS 53 ANOS DE EXISTENCIA DA LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2002 - Página 26400
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ELOGIO, ATUAÇÃO, AMBITO NACIONAL, REALIZAÇÃO, BENEFICIO, ATIVIDADE SOCIAL, EDUCAÇÃO, CULTURA, SAUDE.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço este pronunciamento em razão de que no dia 1º de janeiro completa 53 anos de existência uma das instituições mais importantes deste País no que tange à filantropia.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão. Fazendo soar a campainha.) - Senador Mozarildo Cavalcanti, permita-me interrompê-lo apenas para prorrogar por dez minutos a presente sessão a fim de que V. Exª possa concluir o seu discurso.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR) - Agradeço a V. Exª.

Esta entidade, que reputo uma das mais importantes no campo da filantropia, da assistência social, é a Legião da Boa Vontade.

A Legião da Boa Vontade é uma organização sem finalidade lucrativa, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho filantrópico, de educação e de promoção social, fundada em 1º de janeiro de 1950, por Alziro Zarur. Tem hoje, como Diretor-Presidente, o jornalista, radialista, escritor e compositor José de Paiva Netto.

Prestando anualmente milhões de atendimentos aos extratos mais carentes da população, a Legião da Boa Vontade possui centenas de seções de prestação de serviços e diversos programas socioeducacionais no Brasil.

É a primeira organização genuinamente brasileira, reconhecida em caráter oficial pela Organização das Nações Unidas -- ONU. A LBV tem participação no Conselho Social e Econômico das Nações Unidas, com status no grau de consultivo geral, o que lhe dá o direito de participar de todas as reuniões desse Conselho.

A Legião da Boa Vontade, obra de solidariedade universal, tem como lema Educação e Cultura, Alimentação, Saúde e Trabalho com Espiritualidade e exerce as suas atividades prestando serviços sociais gratuitos, permanentes e sem qualquer discriminação, por meio do desenvolvimento de programas e projetos voltados à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à terceira idade, resgatando a dignidade, os valores morais e espirituais das populações que vivem em risco social.

           Para a execução desses serviços, a LBV mantém: lares para crianças e idosos, centros comunitários e educacionais, escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio, com uma proposta educacional inovadora, a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, visando a construção da criatura livre, tendo como fundamento o amor, a dedicação, o carinho e a atenção -- princípios fundamentais para uma consciência voltada à educação para a paz. Entre os programas oferecidos pela LBV, em destaque a Ronda da Caridade, que há quatro décadas resgata a auto-estima, a integração e a cidadania entre as comunidades beneficiadas.

           Outro destaque das obras da Legião da Boa Vontade e que enobrece o seu trabalho é o Templo da Boa Vontade. Símbolo do Ecumenismo Irrestrito, foi inaugurado em 21 de outubro de 1989, aqui em Brasília, capital do País, e tornou-se, em pouco tempo, o monumento mais visitado da capital brasileira, recebendo anualmente cerca de um milhão de peregrinos, segundo dados da Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo) no Distrito Federal. Isso significa uma resposta de sucesso ao Ecumenismo Irrestrito praticado pela Instituição.

           Motivos não faltam, portanto, Sr. Presidente, para explicar a crescente peregrinação ao Templo da Boa Vontade. Desde o início do projeto, a proposta era transformar o Templo num ponto de encontro da Espiritualidade Superior, a qual deve brilhar na Cultura, na Arte, na Filosofia, na Política, na Economia, na Ciência, no Esporte, na Ecologia, na Medicina Espiritual, enfim, em todas as áreas do conhecimento humano. Por isso, o Templo da Boa Vontade já se transformou em parada obrigatória para as pessoas do mundo inteiro que estão à procura de equilíbrio, de paz interior e de confraternização. Um roteiro ideal para quem está caminhando em direção ao verdadeiro Renascimento Espiritual.

           Ao lado do Templo da Boa Vontade, foi edificado o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica - o Parlamundi, da Legião da Boa Vontade -, um fórum de debates destinado a confraternizar todas as criaturas e instituições do Brasil e do mundo que trabalham pela valorização do Ser Humano e de seu Espírito eterno.

           Eis aí um pequeno resumo da história, profícua de realizações, de uma Instituição que honra o nosso País, ao mobilizar pessoas - na mais autêntica solidariedade interclasses - com o objetivo de promover a inclusão social de forma sustentada, agindo sempre de modo integrado com os movimentos mais ativos do terceiro setor e colaborando com as melhores iniciativas dos demais setores da sociedade.

           Saudamos, portanto, Sr. Presidente, essa grandiosa Instituição que tanto enobrece nosso Brasil, a Legião da Boa Vontade, LBV, e seu líder maior, José de Paiva Netto, por seus 53 anos de fundação a serem comemorados no próximo dia 1º de janeiro, dia mundial da Confraternização dos Povos. E, ao encerrar nosso pronunciamento, citamos aqui o cântico dos anjos no nascimento de Jesus, registrado nos Santos Evangelhos: “Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens e mulheres da Boa Vontade de Deus”.

           Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2002 - Página 26400