Discurso durante a 146ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

MANIFESTAÇÃO DE APREÇO, EM NOME DA MESA, AO SENADOR JOSE DE ALENCAR.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • MANIFESTAÇÃO DE APREÇO, EM NOME DA MESA, AO SENADOR JOSE DE ALENCAR.
Publicação
Publicação no DSF de 12/12/2002 - Página 25446
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JOSE DE ALENCAR, SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, CONGRATULAÇÕES, ELEIÇÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Senador José Alencar, a Mesa precisa emitir algumas palavras a respeito de V. Exª.

V. Exª conclui o seu discurso dizendo que se despede desta Casa com saudades, lamentando fazê-lo. Todos sabemos que os nossos Colegas Senadores daqui saem pelo contencioso das urnas ou pelo reconhecimento delas. V. Exª nos deixa pelo reconhecimento das urnas.

Lamentamos perdê-lo por se tratar de um Senador de grande dimensão, de grande exemplo para os nossos que virão e para os que aqui ainda se encontram, mas temos a segurança de que V. Exª empreenderá uma nova posição em benefício da política e das instituições brasileiras.

O Vice-Presidente do Brasil é bastante diferente do Vice-Presidente dos Estados Unidos, por exemplo. Lá é uma figura quase que decorativa. O Presidente, ao retirar-se do território americano, o Vice não assume as funções presidenciais. Aqui, assume-as por inteiro e o Vice pode tornar-se também um conselheiro qualificado do Presidente da República.

Sendo V. Exª um empresário de grande envergadura, não tenho dúvida de que levará a sua experiência em ajuda indormida ao novo Presidente da República, em benefício das instituições brasileiras.

Tenho um conceito a respeito de V. Exª e já o firmei em uma carta que lhe fiz. Preciso apressar-me dizendo que não foi agora, porque seria aproveitar-me de uma situação nova. Essa carta tem dois anos de idade, quando não se pensava que V. Exª pudesse, um dia, chegar à Vice-Presidência da República, embora merecesse a Presidência. Analisei o seu perfil, a sua personalidade, aquilo que me parecia ser o Senador José Alencar. De V. Exª recebi uma resposta manuscrita, que guardo comigo. Portanto, o nosso relacionamento é muito mais de admiração do que de intimidade pessoal.

Por um lado, a Mesa lamenta que V. Exª nos deixe; mas, por outro, regozija-se na consciência de que aqui não se pratica a facúndia demagógica, e daqui V. Exª não leva, portanto, exemplo de demagogia; leva apenas os exemplos de patriotismo e de espírito público, a exemplo do que também já trouxe para nós V. Exª. No meu entendimento, V. Exª sai enriquecido com o que aqui pôde observar, e também aprender, porque todos aprendemos, e aprendemos diariamente.

Seja feliz em sua nova e transcendental função política em benefício de todos os brasileiros! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/12/2002 - Página 25446