Fala da Presidência durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CUMPRIMENTOS AOS SENADORES QUE SE DESPEDEM DO SENADO FEDERAL.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SENADO.:
  • CUMPRIMENTOS AOS SENADORES QUE SE DESPEDEM DO SENADO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 17/12/2002 - Página 26171
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SENADO.
Indexação
  • HOMENAGEM, CARLOS PATROCINIO, LUCIO ALCANTARA, EMILIA FERNANDES, ARLINDO PORTO, SENADOR, CONCLUSÃO, MANDATO PARLAMENTAR, ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Srªs e Srs. Senadores, no ocaso desta Legislatura, despedem-se os Srs. Senadores Carlos Patrocínio, Lúcio Alcântara, Emilia Fernandes e Arlindo Porto.

Carlos Patrocínio exerceu aqui um fecundo mandato parlamentar, voltado sempre para os melhores e mais legítimos interesses de seu Estado, o Tocantins, que S. Exª honrou nesse múnus político da mais alta relevância para seu povo.

            Lúcio Alcântara, que também já fora Deputado, Prefeito e Governador de Estado, vai governar novamente o Estado do Ceará. No Senado, S. Exª deixou uma larga esteira de realizações. Contribuiu, significativamente, para a realização da Bolsa-Educação, do Fundo da Pobreza e do Conselho Editorial e presidiu, e ainda preside, a Comissão de Assuntos Econômicos com a maior competência e diligência no trato das questões sob sua responsabilidade. Como Presidente do Conselho Editorial, S. Exª foi também de alta produtividade, produtividade com qualidade, no exercício que lhe foi deferido pela Mesa do Senado Federal, para que projetasse, a um só tempo, o nome do Senado e o seu próprio.

Emilia Fernandes, professora que nos veio do Rio Grande do Sul, como o Senador Pedro Simon, aqui foi atuante. Defendeu suas posições com extrema coragem cívica, foi presente em todas as Comissões de que participou, assim como no plenário. S. Exª fez parte do grupo de mulheres que honra o exercício da vida pública e que pontificou também aqui no Senado da República.

Arlindo Porto veio de Minas, onde se pratica a grande política, não a política da perfídia e nem a da traição, mas a política da construção, do saber, do encaminhamento das causas do povo. S. Exª mesmo cita aqui Tiradentes, Milton Campos, Juscelino Kubitschek, Pedro Aleixo como luminares da vida pública brasileira; nomes que transcenderam as fronteiras de Minas Gerais para alcançar todas as latitudes deste País tão imenso que é o Brasil. Arlindo Porto exerceu com competência e dignidade todas as funções que lhe foram deferidas, entre as quais a de Vice-Governador, a de Governador de Minas, a de Ministro de Estado e a de Senador da República, cujo mandato tanto dignificou.

Srªs e Srs. Senadores, esses nossos colegas nos deixam, mas aqui ficam os exemplos de suas passagens e de suas atuações como políticos e como parlamentares.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/12/2002 - Página 26171