Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso dos 45 anos de fundação da instituição religiosa Perfect Liberty (PL).

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso dos 45 anos de fundação da instituição religiosa Perfect Liberty (PL).
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2003 - Página 1686
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, ANIVERSARIO, ESTABELECIMENTO, BRASIL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE, PROMOÇÃO, BENEFICIO, ESPECIFICAÇÃO, ATIVIDADE SOCIAL, AMBITO NACIONAL.

O SR.ROMEU TUMA (PFL-SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Srs. Senadores, transcorreu, no dia 16 do corrente mês, o 45° aniversário da Instituição Religiosa Perfect Liberty no Brasil, entidade que, em meu Estado, representa a materialização dos desejos de seu Segundo Patriarca, Tokuchica Miki, manifestados antes mesmo de 1958.

Neste mês, todos os peelistas brasileiros participaram de cerimônias comemorativas em suas igrejas e rememoraram episódios marcantes da trajetória da instituição, hoje presente em diversos países além do Japão e Brasil.

Aqui, os primeiros peelistas precisaram superar até a barreira da língua, pois seu idioma era o japonês. A expansão tornou-se possível graças ao apoio da comunidade nipônica existente em São Paulo, a maior em terras estrangeiras. Portanto, natural seria, como foi, que os primeiros adeptos da doutrina herdeira de fortes componentes religiosos e filosóficos, oriundos da cultura oriental, fossem imigrantes japoneses e seus descendentes. Hoje, porém, brasileiros de todas as raças compõem o seu maior contingente, aos milhares, em número que cresce incessantemente.

Para esse crescimento, contribui a proposta ecumênica da PL, muito ativa na prática do diálogo inter-religioso, tanto que Tokuchica Miki, o Segundo Patriarca, foi eleito diversas vezes Presidente Honorário da Liga das Novas Religiões Japonesas. No Ocidente, buscou ele o diálogo com a Igreja Católica Apostólica Romana, entre outras. Por exemplo, encontrou-se duas vezes com o Papa Paulo VI e uma vez com o Papa João Paulo II para dialogar sobre a paz mundial, meta que centraliza a atuação da PL em todo o planeta.

A direção mundial da PL escolheu o Brasil como ponto de partida de sua expansão devido à grande diversidade racial. A experiência veio demonstrar o acerto da escolha, pois a atual presença da instituição em países como Estados Unidos, Portugal e Espanha, além de quase toda a América do Sul, recebeu grande incentivo por meio da atuação de adeptos brasileiros.

Os alicerces dessa expansão internacional começaram a ser implantados em 26 de fevereiro de 1957 pelo Assistente de Mestre Ryozo Azuma, tão logo chegou a São Paulo. No ano seguinte, em 16 de fevereiro, inaugurou a primeira igreja brasileira da Perfect Liberty, no bairro paulistano da Liberdade.

Outro marco do crescimento da PL em nosso meio surgiu em 23 de abril de 1968, quando o seu patriarca foi recebido pelo então Presidente da República, Artur da Costa e Silva, que dele ouviu longa explicação sobre seus objetivos com relação à sociedade brasileira. Pouco tempo depois, graças à dedicação dos adeptos do Japão, a PL adquiriu 650 alqueires de terras no município paulista de Arujá e ali construiu sua Terra Sagrada na América do Sul.

Entre 1970 e 1974, a Perfect Liberty do Brasil convidou os cardeais Dom Pinedoli e Dom Agnelo Rossi, então Arcebispo de São Paulo, para visitar o Patriarca na Igreja Central do Japão, gesto que simbolizaria maior aproximação entre ambas as religiões. No mesmo período, em 29 de maio de 1972, também no município de Arujá, inaugurou o Instituto PL de Pesquisas Botânicas, com o objetivo principal de estudar cientificamente as necessidades da agricultura brasileira.

No dia 25 de maio de 1976, Oshieoyá-Samá, Patriarca da PL, foi recebido pelo então Presidente da República, Ernesto Geisel, no Palácio do Planalto. Na oportunidade, ofereceu ao governo brasileiro pesquisas sobre o cultivo de batatas isentas de vírus, que estavam sendo desenvolvidas pelo Instituto PL de Pesquisas Botânicas.

Um ano depois, a instituição colaborou com a sociedade brasileira, oferecendo ao Governo Federal, gratuitamente, 50 mil pré-matrizes de sementes de batatas isentas de vírus pelo Sistema Meristemático. Na ocasião, a imprensa mostrou-se impressionada pelo modo tão diferente com que uma religião contribuía para o bem estar da sociedade brasileira.

Ainda por intermédio daquele Instituto, a Perfect Liberty participou, em 1992, da Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ECO 92.

            Em 1985, o Governo Federal reconheceu a PL como de utilidade pública. Era a primeira vez que se contemplava uma instituição religiosa com tal título, até então concedido a entidades de assistência social. Os adeptos da PL consideram tal ato como “sublime prova de reconhecimento das contribuições que a Perfect Liberty fez ao País”.

Em 15 de fevereiro de 1990, a Instituição inaugurou sua Clínica de Assistência Médica destinada a qualquer pessoa do povo que a procure e não só aos seus adeptos, na Capital paulista. Nela são possíveis consultas médicas em clínica geral e ginecologia, além de exames laboratoriais diversos, tratamento com acupuntura e check-up.

O vigor da PL fica patente no “Baston”, tipo de atividade esportivo-cultural desenvolvida em grupo por seus jovens adeptos. A Associação Brasileira de Baston Perfect Liberty tem como objetivo promover o desenvolvimento físico e espiritual dos praticantes, levando-os a assimilar a verdadeira técnica e educando-os com arte e fé em Deus.

No dia 1º de setembro último, a Instituição realizou o seu V Festival Nacional de Baston, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, em São Paulo. Então, proporcionou a mim e a meu filho, Deputado Federal Robson Tuma, a oportunidade de participar da emocionante cerimônia de hasteamento das bandeiras oficiais, ao lado do Mestre Marcos Obuchi, Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Baston-PL.

O Presidente daquela associação, Mestre Massatoshi Baba, externava a todos sua alegria pela realização do maravilhoso evento, com 304 bastonistas de todas as regiões de São Paulo, um grupo do Rio de Janeiro, um grupo de Brasília e Goiânia e um grupo de Londrina. O festival contou também com apresentações especiais do instrutor Wellington Takeshi Misuda e da ginasta rítmica Kumi Amago, ambos japoneses, além do solista júnior Douglas Honório, que representara o Brasil no 23º Concurso Mundial de Baston, realizado em agosto de 2002, no Canadá, quando conquistou o 5º lugar de sua categoria.

O Baston brasileiro da PL já havia representado o País no 20° Concurso Mundial, realizado nos Estados Unidos, em 1999. Conquistara o 1° lugar na categoria “Coletivo” e o 6° na “Dupla Sênior”, apesar de ser aquela a sua primeira participação em concursos internacionais.

Na PL, os jovens são educados para ser úteis à sociedade. Além da orientação voltada para o religioso, a Instituição se preocupa com o desenvolvimento pessoal de cada um, incentivando-os principalmente nos estudos, trabalho, saúde, civilidade, etiqueta etc. Nas igrejas da Instituição, é natural as pessoas serem convidadas a ministrar aulas e palestras sobre crescimento nesses campos.

No campo das atividades sociais, a Instituição desenvolve diversas campanhas anuais. Entre elas, as mais importantes são as do Alimento, Agasalho e Brinquedo, distribuídos entre as entidades sociais cadastradas nas 130 Igrejas existentes no território nacional ou diretamente às pessoas carentes. A Instituição também costuma realizar atividades culturais intensivas, como a Arte do Arranjo Floral e a Cerimônia do Chá.

Ao transmitir ensinamentos baseados em seus vinte e um preceitos - principalmente “Vida é Arte” e “Tudo é e existe para a paz mundial” - a PL está agraciando milhões de pessoas em todo o mundo, pois as eleva espiritual e intelectualmente, além de as suprir com orientação destinada a ajudá-las na solução de problemas de toda ordem, principalmente no seio familiar, no trabalho, no relacionamento pessoal e nos cuidados com a saúde.

Por tudo isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, creio que a Instituição Religiosa Perfect Liberty tornou-se merecedora da gratidão do povo brasileiro.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2003 - Página 1686