Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Coerência política do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, ao filiar-se, no último dia 28 de janeiro, ao Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Coerência política do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, ao filiar-se, no último dia 28 de janeiro, ao Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB.
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2003 - Página 2004
Assunto
Outros > ESTADO DO TOCANTINS (TO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MARCELO MIRANDA, GOVERNADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), COMENTARIO, RELEVANCIA, POLITICO, AMBITO ESTADUAL, COLABORAÇÃO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, EXECUÇÃO, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, REFORMA POLITICA, REFORMA TRIBUTARIA, GOVERNO FEDERAL.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aqui registrar um acontecimento que se reveste da maior importância para o PSDB, e em especial para o Estado que tenho a honra de representar, o Tocantins.

O governador Marcelo Miranda, dentro de uma visão política coerente e calcada nos interesses do povo do Tocantins, filiou-se no último dia 28 de janeiro, ao Partido da Social Democracia Brasileira - o PSDB. Uma filiação que pôde contar com a presença dos governadores de Minas, Aécio Neves; Goiás, Marconi Perillo; e da Paraíba, Cássio Cunha Lima. Foi um ato político que também levou à mais nova capital do País, Palmas, lideranças políticas expressivas do cenário político nacional, como os nobres Senadores Geraldo Melo e Arthur Virgílio, os Deputados Jutahy Magalhães Júnior, Alberto Goldman e o nobre deputado José Aníbal, Presidente de nossa agremiação política.

Marcelo Miranda é uma das maiores revelações da nova geração de políticos brasileiros. Teve uma brilhante vitória no Tocantins, conseguindo unir partidos como o PFL, o PSDB, o PTB, o PPB, o PST, o PSL, o PL e o PTdoB, em apoio à sua candidatura. É importante observar que no momento em que assistimos a movimentações na direção dos partidos que estão no governo no plano nacional, o governador Marcelo Miranda tem a coragem e a grandeza de fazer o caminho inverso e se filiar ao PSDB, um partido que se coloca no campo de oposição, mas uma oposição propositiva e construtiva que quer contribuir com o Governo Lula para viabilizar as reformas que o Brasil tanto precisa.

Aliás, quando se fala em reformas, é preciso dizer que o Colégio de Governadores do PSDB, agora composto por oito administradores estaduais, juntamente com os parlamentares federais do partido, está disposto a levar adiante as reformas previdenciária, tributária e política, que durante o Governo Fernando Henrique sempre defendemos, ainda que muitos dos que agora levantam suas bandeiras tenham sido sempre contrários à sua realização. A responsabilidade com o País e com os destinos de nosso povo nos coloca num patamar superior a qualquer revide mesquinho que possa querer se chamar de “coisas da política”. Nós, os tucanos, vamos sim defender reformas profundas, que podem, em alguns casos, significar mudanças em interesses cristalizados, mas que julgamos serem essenciais para a boa condução do País.

E é por compartilhar dessas preocupações que Marcelo Miranda tomou essa importante decisão de filiar-se ao PSDB. No Tocantins, meus caros pares, integramos uma agremiação histórica que chamamos de União do Tocantins, que nesse processo sai fortalecida com essa decisão, pois nosso Governador passa a integrar um colégio de Governadores que, juntos, representam 53% do PIB nacional e mais de 50% do eleitorado.

Como disse o Governador mineiro Aécio Neves, “a filiação de Marcelo Miranda é motivo de festa para todos os tucanos, e, a partir de agora, os projetos do Tocantins passam a ser nossos projetos. A luta dos tocantinenses será parte da luta de todos os tucanos”.

Seguramente estamos vivendo um momento importante para o PSDB, porque não é fácil, após um resultado eleitoral como tivemos, ter a alegria e a honra de receber o governador Marcelo Miranda, como bem frisou no evento de filiação, o governador Cássio Cunha Lima. É que temos muito claro, Srªs e Srs. Senadores, o nosso papel de oposição ao Governo Federal por uma decorrência das urnas. Mas igualmente entendemos que é preciso estarmos dispostos a discutir as questões que sejam relevantes para o País. A isto não nos furtamos ontem, não nos furtamos hoje e não nos furtaremos amanhã. Coerência política e defesa dos interesses nacionais é uma marca destes quatorze anos do Partido da Social Democracia Brasileira, e assim continuará sendo.

Muito Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2003 - Página 2004