Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Decisão consensual dos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional a favor da vinda do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim, amanhã ao Senado, para fazer exposição sobre os esforços de paz despendidos pelo Governo brasileiro na questão que envolve os EUA-Inglaterra e o Iraque.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Decisão consensual dos integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional a favor da vinda do Ministro das Relações Exteriores, Sr. Celso Amorim, amanhã ao Senado, para fazer exposição sobre os esforços de paz despendidos pelo Governo brasileiro na questão que envolve os EUA-Inglaterra e o Iraque.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2003 - Página 2559
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, DECISÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, CONVITE, CELSO AMORIM, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), VISITA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, DEFESA, PAZ, ORIENTE MEDIO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APOIO, CONGRESSO NACIONAL, POLITICA EXTERNA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, comunico a todos os Srs. Senadores que, por decisão consensual da Comissão, convidamos o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Celso Amorim, para vir ao plenário do Senado, amanhã, às 10 horas, para fazer uma exposição perante os 81 Senadores a respeito da política externa brasileira, com ênfase nos esforços de paz que o Governo brasileiro está realizando no sentido de que possa haver ainda um entendimento antes da deflagração de qualquer atividade bélica no Oriente Médio, sobretudo no Iraque.

O sentimento maior de todos os Senadores é da importância do apoio do Congresso brasileiro às atividades do Governo Luiz Inácio Lula da Silva na direção da preservação da paz entre os povos e do entendimento de persuasão ao Governo do Iraque para a não-utilização de instrumentos bélicos.

Sr. Presidente, houve o entendimento entre o Presidente José Sarney e o Líder do Governo, Senador Aloizio Mercadante, no sentido de que essa reunião da Comissão seja realizada no plenário do Senado, mas aberta a todas as Srªs Senadoras e os Srs. Senadores. Assim, fica transferida a sessão normal do Senado Federal para as 14h30.

No ensejo, Sr. Presidente, dada a relevância dessa exposição, convido todo o Corpo Diplomático, embaixadores e embaixadoras, para o evento.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2003 - Página 2559