Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SUGESTÃO A MESA DE ESTABELECIMENTO DE COTAS NA GRAFICA DO SENADO PARA IMPRESSÃO EM BRAILE E VEICULAÇÃO DAS TRANSMISSÕES DA TV SENADO, EM TRADUÇÃO SIMULTANEA NA LINGUAGEM DE SINAIS.

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • SUGESTÃO A MESA DE ESTABELECIMENTO DE COTAS NA GRAFICA DO SENADO PARA IMPRESSÃO EM BRAILE E VEICULAÇÃO DAS TRANSMISSÕES DA TV SENADO, EM TRADUÇÃO SIMULTANEA NA LINGUAGEM DE SINAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2003 - Página 1821
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • PEDIDO, MESA DIRETORA, NEGOCIAÇÃO, GRAFICA, SENADO, DISPONIBILIDADE, COTA, PUBLICAÇÃO, DISCURSO, SENADOR, UTILIZAÇÃO, CODIGO BRAILLE, ADAPTAÇÃO, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO, BENEFICIO.

A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, sei que não se trata de uma preocupação apenas do PT, dos Partidos que compõem a base do Governo, tenho certeza de que todos nesta Casa compartilham da preocupação exposta pela nossa querida companheira Fátima Cleide.

Eu usarei da palavra, pela ordem, para fazer um apelo a V. Exª, como Presidente da Casa, a fim de que, juntamente com a Mesa Diretora, possamos viabilizar algo que não é uma idéia exclusiva minha. Vários outros Parlamentares, com certeza, antes de eu chegar a ser Senadora, já discutiram isso, várias vezes, aqui, já fizeram considerações sobre o tema.

Existem proposições, requerimentos já foram feitos, e dependem exclusivamente da Mesa Diretora, no sentido de que possamos, junto à Gráfica do Senado Federal, ter uma cota, específica para cada Senador, para publicação de material em braile, que, obviamente, não poderá ser transformada em material comum.

Todos sabemos o maravilhoso trabalho que a Gráfica faz. São pessoas extremamente comprometidas e sérias. Todos sabemos que o material em braile apresenta um custo maior. Para se ter idéia: para eu conseguir fazer a publicação de cem exemplares em braile, tenho que abrir mão de 25 mil exemplares na escrita comum.

É um apelo que faço a V. Exª no sentido de discutir com a Mesa Diretora uma resolução específica para isso, que essa cota não possa ser transformada em cota para material comum, para que cada Senador que entender necessário fazer a publicação de seu material em braile possa fazê-lo.

Além disso, há outra discussão, que já foi feita nesta Casa, para que pessoas com necessidades especiais possam acompanhar, ao vivo, o trabalho da TV Senado. Que possamos, através da linguagem de sinais, transmitir, ao vivo, para os surdos-mudos do nosso País. Sei que essa não é uma proposição só minha, várias pessoas já a apresentaram, e muitas pessoas têm mais sensibilidade por terem em sua própria casa criança com necessidades especiais, mas tenho absoluta certeza de que será uma ação extremamente importante da Mesa Diretora. Sei que o percentual dessas pessoas no País é muito pequeno, mas são crianças e adolescentes que, como cada um de nós, gostariam de ter acesso às publicações e à prestação de contas que os Senadores fazem e gostariam, igualmente, de estar acompanhando os trabalhos da TV Senado ao vivo.

Então, faço um apelo a V. Exª para que, junto com a Mesa Diretora, possa criar uma alternativa para as pessoas com necessidades especiais.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2003 - Página 1821