Discurso durante a 18ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apoio ao discurso do Senador Antero Paes de Barros. Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo do Diretor-geral do Senado, Sr. Agaciel da Silva Maia, intitulado: "A Mulher e a Política".

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA AGRARIA. HOMENAGEM.:
  • Apoio ao discurso do Senador Antero Paes de Barros. Transcrição, nos Anais do Senado, do artigo do Diretor-geral do Senado, Sr. Agaciel da Silva Maia, intitulado: "A Mulher e a Política".
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2003 - Página 3721
Assunto
Outros > REFORMA AGRARIA. HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, ANTERO PAES DE BARROS, SENADOR, NECESSIDADE, PROVIDENCIA, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO PARAMILITAR, AUMENTO, VIOLENCIA, CAMPO.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, AGACIEL DA SILVA MAIA, DIRETOR GERAL, SENADO, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, referendo as palavras do Senador Antero Paes de Barros, do nosso Estado. Também como nós, S. Exª é Senador por Mato Grosso.

Realmente, é inadmissível a milícia paralela, que, há algum tempo, vem sendo buscada. Realmente, tem de ser tomada uma medida drástica, porque, senão, virará um estado de conflito de guerra interna a luta pela terra - não tenho nenhuma dúvida disso.

Sr. Presidente, requeiro - já que estamos no mês em que se discute muito a questão da mulher - a transcrição no Diário do Senado Federal, para que conste dos Anais desta Casa, o artigo A mulher e a política”, de autoria do Dr. Agaciel da Silva Maia, Diretor-Geral desta Casa e Vice-Reitor Executivo da Universidade do Legislativo Brasileiro, Unilegis, publicado na imprensa por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher neste ano. O artigo aborda, com muita propriedade, o papel desempenhado pelas mulheres na política brasileira, no último século e nos dias atuais, devendo servir como referência para a reflexão de todos que se empenham em promover a paz baseada na justiça e na melhoria das condições sociais de nosso País. Gostaria que o texto fosse realmente transcrito nos Anais.

Possivelmente, no dia 27 de março, haverá sessão de entrega da premiação do Conselho da Mulher Cidadã Bertha Lutz.

Faço um apelo aos Srs. Senadores: que, da forma que cada um julgue mais interessante - evidentemente, nada é obrigatório -, procurem escrever um artigo ou se pronunciem na tribuna sobre a mulher; que se manifestem de uma forma ou de outra, porque infelizmente, no Dia Internacional da Mulher, tanta mulher quis falar aqui - foram quase 40 inscrições -, que apenas dois Senadores conseguiram se manifestar. E vejo o Senador Pedro Simon aqui, V. Exª, infelizmente, apesar de todo seu brilho, não teve oportunidade de se manifestar.

Então, gostaria que os Srs. Senadores se pronunciassem, nem que de forma muito breve, sobre a mulher, abordando temas como discriminação, violência, participação da mulher no poder, papel da mulher na família, relação da mulher no trabalho etc. Que dediquemos um pouco do nosso tempo, no mês de março, a essas questões, escrevendo artigos, enfim, manifestando-nos das mais variadas formas.

            As Srªs Senadoras já se posicionaram na sessão solene, mas gostaríamos também de contar com a participação dos Srs. Senadores.

            Muito obrigada.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2003 - Página 3721