Discurso durante a 18ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do almoço realizado hoje com o Ministro da Educação e presidentes de sindicatos de construção civil, em que ficou acordado que S.Exa. e o Senador Eurípedes Camargo apresentarão projeto de lei propondo a educação em canteiros de obra. (Como Líder)

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro do almoço realizado hoje com o Ministro da Educação e presidentes de sindicatos de construção civil, em que ficou acordado que S.Exa. e o Senador Eurípedes Camargo apresentarão projeto de lei propondo a educação em canteiros de obra. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2003 - Página 3729
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, CRISTOVAM BUARQUE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MANIFESTAÇÃO, VONTADE, ORADOR, EURIPEDES CAMARGO, SENADOR, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, GARANTIA, TRABALHADOR, EMPRESA, CONSTRUÇÃO CIVIL, DISTRITO FEDERAL (DF), RECEBIMENTO, AULA, CANTEIRO DE OBRAS, RESGATE, CIDADANIA.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, fico muito agradecido.

Registro que hoje tivemos um almoço, acompanhado de uma reunião muito produtiva, oferecido ao Ministro da Educação, Cristovam Buarque, que também foi eleito Senador, representando o Distrito Federal. Nesse almoço, comunicamos a intenção do Senador Eurípedes Camargo e minha de apresentarmos um projeto que visa a que todas as empresas de construção civil no País façam, nos seus canteiros de obra, salas de aula. Seria o Canteiro Educação, dando cidadania aos trabalhadores em obras por todo o País.

Para que o projeto tenha aprovação, tivemos um encontro hoje com quinze presidentes de sindicatos de construção civil de vários Estados, como São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais. Ouvimos opiniões as mais diversas possíveis. Da reunião que fizemos, foi consenso que, dentro de 30 dias, estaremos apresentando definitivamente um projeto que, tenho certeza, refletirá o sucesso de Brasília. Brasília já conseguiu alfabetizar 4.800 trabalhadores em várias empresas, todos no canteiro de obras, sem nenhum ônus ao Governo Estadual ou ao Governo Federal. É iniciativa dos próprios empresários e, em alguns casos, com apoio do Seconci e de outras entidades.

Penso que é disto que o Brasil precisa: da participação mais efetiva da classe empresarial buscando dar ao trabalhador a verdadeira cidadania, e a cidadania começa com a alfabetização. Não é justo que ainda tenhamos no Brasil, no ano de 2003, quase 18 milhões de analfabetos. Não podemos continuar convivendo com esse Brasil que não queremos.

Por isso quero, aproveitando este momento, agradecer aos funcionários desta Casa que nos ajudaram a preparar a reunião, aos funcionários do meu Gabinete e do Gabinete do Senador Eurípedes Camargo; também agradecer a presença do Ministro Cristovam Buarque e consignar que exatamente dentro de 30 dias estaremos definitivamente apresentando um projeto que vai resgatar a cidadania de milhões e brasileiros.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente, agradecendo a atenção de todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2003 - Página 3729