Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REVERENCIA A MEMORIA DO SENADOR DIRCEU CARDOSO, FALECIDO NO ULTIMO DIA 7 DE MARÇO.

Autor
Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REVERENCIA A MEMORIA DO SENADOR DIRCEU CARDOSO, FALECIDO NO ULTIMO DIA 7 DE MARÇO.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2003 - Página 4157
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DIRCEU CARDOSO, EX-CONGRESSISTA, POLITICO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, VIDA PUBLICA, REGISTRO, ATUAÇÃO, DEFESA, EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS.

O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PL - ES) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, membros da imprensa, todos que nos assistem ou nos ouvem pelas galerias, Rádio Senado ou TV Senado, a história é o resultado da ação do homem. Retorno a esta tribuna para reverenciar a memória do ilustre Senador Dirceu Cardoso, que, com seus inúmeros feitos, ajudou a fazer a história do Espírito Santo e a do Congresso Nacional.

Apesar da importância de sua presença no círculo de seus familiares e do grande desejo de tê-lo entre nós, seus amigos, no último dia 07 de março, sua jornada terrena chegou ao fim. Como líder político soube conquistar um lugar de destaque nos corações de todos os que o conheceram e que tiveram o privilégio de se beneficiar de sua convivência e de seus serviços.

Como vereador, prefeito, deputado estadual em dois mandatos legislativos, como deputado federal, participou ativamente de diversas comissões e dedicou à política grande parte dos seus 90 anos de vida. Líder obstinado e persistente, arrojado nas suas ações, foi exemplo vivo de coragem e tenacidade no combate ao crime organizado no Estado do Espírito Santo. Quando fui Presidente da CPI do Narcotráfico, nele me espelhei muitas vezes para ultrapassar as dificuldades e contornar os obstáculos advindos daquele trabalho.

Durante toda sua trajetória de homem público, ele sonhou, idealizou e praticou atividades voltadas para o setor público, nas áreas de saúde, segurança, educação e assistência aos trabalhadores.

No meio político, não é o que dizemos que tem valor, mas sim o que fazemos. Do trabalho profícuo e decisivo de Dirceu Cardoso, no último instante do governo de Juscelino Kubitschek, resultou a criação da Universidade do Espírito Santo, até então instituição estadual que não correspondia aos justos anseios da mocidade estudantil. Tal feito constituiu uma grande vitória para os círculos acadêmicos capixabas, que certamente estarão conosco reverenciando o seu trabalho, os seus ideais e a sua dedicação.

As sementes lançadas pelo grande semeador Dirceu Cardoso, um dos baluartes na defesa dos direitos humanos, na luta contra a violência e as injustiças sociais, não caíram no vazio. Uma sólida escala de valores concretizados nos seus exemplos de pai, de profissional, de amigo, de homem público se multiplicaram. E tudo porque ele sempre semeou com amor e fé num reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar servindo é aumentar.

Sua missão terrena terminou. Sua alma foi ao encontro de Deus. Embora ausente, a sua memória permanece. Quem com ele conviveu jamais o esquecerá. Ao semeador de sonhos, ao construtor da história, ao grande entusiasta do serviço ao próximo, o nosso eterno reconhecimento em forma de saudades.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2003 - Página 4157