Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre artigo publicado na revista "Carta Capital" sobre denúncias de envolvimento do Governador do Distrito Federal na compra irregular de terras em Goiás.

Autor
Eurípedes Camargo (PT - Partido dos Trabalhadores/DF)
Nome completo: Eurípedes Pedro Camargo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA.:
  • Considerações sobre artigo publicado na revista "Carta Capital" sobre denúncias de envolvimento do Governador do Distrito Federal na compra irregular de terras em Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 27/03/2003 - Página 4850
Assunto
Outros > POLITICA FUNDIARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, CARTA CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, IRREGULARIDADE, AQUISIÇÃO, TERRAS, JOAQUIM RORIZ, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIO, LUZIANIA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).
  • ANUNCIO, REMESSA, DENUNCIA, PUBLICAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, MINISTERIO PUBLICO, INCLUSÃO, PROCESSO JUDICIAL, APURAÇÃO, ACUSAÇÃO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), IRREGULARIDADE, AQUISIÇÃO, TERRAS, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. EURÍPEDES CAMARGO (Bloco/PT - DF. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo esta tribuna para, em breve comunicação, lamentar que o Distrito Federal, unidade que tenho a honra de representar, esteja mais uma vez na mídia de forma desabonadora.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a revista Carta Capital, que tenho em mãos, do dia 26 de março de 2003, traz, na sua seção Política & Negócios, reportagem intitulada “A Dança das Cercas”. Tais informações, se verdadeiras, comprometem o Governador do Distrito Federal, Sr. Joaquim Domingos Roriz, que estaria envolvido em atos ilícitos.

            A reportagem refere-se ao uso de laranjas na compra de terras na cidade de Luziânia, no Estado de Goiás. Nas últimas semanas, CartaCapital reuniu documentos e obteve fitas com depoimentos gravados que sugerem que as propriedades rurais de Roriz na região de Luziânia poderiam estar aumentando mediante compra realizada por amigos e conterrâneos. O material amealhado pela reportagem revelou a existência no interior de Goiás do engenheiro Waldo de Araújo Meireles, 54 anos, casado com Leana Roriz, sobrinha em segundo grau do Governador do Distrito Federal, personagem fora do radar da força-tarefa, Meireles, de fato, não faz parte do grupo de suspeitos de grilar terras no DF. Nos últimos três anos, Meireles agitou a economia de Luziânia ao comprar extensas áreas de terra em dinheiro vivo, de acordo com depoimento de fazendeiro com quem o engenheiro negociou.

A reportagem fala que terras requeridas pelo empresário, casado com a sobrinha do governador, foram anexadas à Fazenda Palmas, de propriedade de Roriz.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não podia deixar de comentar e dizer que iremos encaminhar ao Ministério Público, para que novas informações sejam anexadas aos processos já em curso.

Cita, ainda, a revista afirmações de vendedores das terras, que dizem tê-las vendido a Joaquim Roriz e por preço maior que o constante nas escrituras. Fala também de concorrência por carta-convite na Secretaria de Educação, vencida pelo mesmo empresário, em que as três concorrentes forneceram preços iguais.

Essa vasta informação, com documentação, que a revista apresenta está em meu poder e no Tabelionato 2º de Notas.

Estes são os documentos que apresento em plenário a fim de que possam servir ao Ministério Público para averiguação da entrevista, dos depoimentos contidos nesta revista.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR EURÍPEDES CAMARGO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

            (Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

            *********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/03/2003 - Página 4850