Pronunciamento de Serys Slhessarenko em 27/03/2003
Fala da Presidência durante a 26ª Sessão Especial, no Senado Federal
LANÇAMENTO DO LIVRO "DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES... EM OUTRAS PALAVRAS", UM PROJETO DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLITICAS PARA AS MULHERES EM PARCERIA COM A AGENDE - AÇÕES EM GENERO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.
- Autor
- Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
- Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
FEMINISMO.:
- LANÇAMENTO DO LIVRO "DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES... EM OUTRAS PALAVRAS", UM PROJETO DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLITICAS PARA AS MULHERES EM PARCERIA COM A AGENDE - AÇÕES EM GENERO, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2003 - Página 4940
- Assunto
- Outros > FEMINISMO.
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, DIPLOMA, HOMENAGEM, LUTA, MULHER.
- IMPORTANCIA, LANÇAMENTO, LIVRO, REUNIÃO, DOCUMENTO, CONVENÇÃO INTERNACIONAL, ELIMINAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, VIOLENCIA, MULHER.
A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko) - Antes de encerrarmos esta sessão especial, gostaríamos de falar a respeito do lançamento do livro Direitos Humanos das Mulheres... Em outras palavras.
Trata-se de um projeto da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em parceria com a Agende - Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento. Esta iniciativa, de máxima importância para as mulheres brasileiras, apresenta, em primeira mão, uma publicação em linguagem acessível e popular que contém os três instrumentos internacionais mais significativos de direitos humanos das mulheres: o Cedaw (Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres), seu Protocolo Facultativo (Convenção de Belém do Pará) e Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
A partir de agora, todos os segmentos sociais, especialmente as mulheres brasileiras, possuem subsídios para buscarem igualdade nos espaços públicos e privados. Não só a igualdade formal, garantida pelo Direito, mas a igualdade real, a igualdade nas oportunidades de trabalho, no salário, na escola, na família, na educação dos filhos, na divisão das tarefas domésticas, no acesso ao poder político.
A concretização deste trabalho é mais um passo em direção à consolidação da cidadania neste País e da igualdade entre mulheres e homens.
O livro Direitos Humanos das Mulheres... Em outras palavras está sendo distribuído na entrada deste Plenário.
Agradecemos a presença das Srªs e dos Srs. Senadores e, muito especialmente, à das cinco mulheres homenageadas.
Agradecemos ao Conselho do Diploma da Mulher-Cidadã Bertha Lutz e a todas as entidades organizadas aqui representadas.
Agradecemos também a todas as mulheres e homens presentes.
Realmente, este momento de homenagem é de grande relevância para o Senado da República, porque, enquanto muitos fazem e querem fazer a guerra, nós, neste Parlamento, aqui e agora, declaramos a paz!.
Um abraço carinhoso a todos.
(Palmas.)
Está encerrada a sessão.