Pronunciamento de Serys Slhessarenko em 07/04/2003
Discurso durante a 33ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Realização de atos públicos, em todo o país, pela regulamentação da profissão de jornalista, por ocasião da comemoração, hoje, do Dia do Jornalismo.
- Autor
- Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
- Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EXERCICIO PROFISSIONAL.:
- Realização de atos públicos, em todo o país, pela regulamentação da profissão de jornalista, por ocasião da comemoração, hoje, do Dia do Jornalismo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/04/2003 - Página 6404
- Assunto
- Outros > EXERCICIO PROFISSIONAL.
- Indexação
-
- TRANSCRIÇÃO, NOTA OFICIAL, FEDERAÇÃO NACIONAL, JORNALISTA, REALIZAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, DEFESA, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, OPOSIÇÃO, DECISÃO JUDICIAL, RETIRADA, EXIGENCIA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores,
JORNALISTAS DE TODO O PAÍS SE MOBILIZAM EM DEFESA DA PROFISSÃO
OS JORNALISTAS BRASILEIROS ESTARÃO, DURANTE O
DIA DE HOJE, 07 DE ABRIL, DIA DO JORNALISMO, UNIDOS EM DEFESA DA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL CONTRA A DECISÃO JUDICIAL DA JUÍZA CARLA RISTER, DA 16ªVARA CÍVEL DA JUSTIÇA FEDERAL DE SÃO PAULO, QUE CONCEDE A TUTELA ANTECIPADA CONTRA A EXIGÊNCIA DE QUALQUER FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE JORNALISTA.
ATOS PÚBLICOS POR TODO O PAÍS SERÃO REALIZADOS REUNINDO PROFISSIONAIS, ESTUDANTES E ENTIDADES DE CLASSES MOBILIZADAS PARA O MANIFESTO NACIONAL.
NO ACRE, SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DO JORNALISMO; NO CEARÁ, PALESTRAS EM FACULDADES E UNIVERSIDADES; NO SUDESTE, MANIFESTAÇÃO E PASSEATA ATÉ O TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL ONDE SERÁ ENTREGUE MANIFESTO AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL; NO RIO GRANDE DO SUL, OUTDOORS COM A CAMPANHA EM DEFESA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL FORAM ESPALHADOS PELO ESTADO E HOUVE DISTRIBUIÇÃO DE MANIFESTO NA ESQUINA DEMOCRÁTICA DA CAPITAL; E, EM MATO GROSSO, O SINDICATO DOS JORNALISTAS FARÁ MANIFESTAÇÃO EM FRENTE À DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO COM APOIO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS E DA CUT.
OS JORNALISTAS ESTARÃO MOBILIZADOS NACIONALMENTE DURANTE TODA A PRIMEIRA QUINZENA EM DEFESA DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO PARA QUE ESTA VENHA A SER NOVAMENTE RESPEITADA.
A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JONALISTAS (FENAJ) E OS SINDICATOS DE JORNALISTAS ENTENDEM QUE A DECISÃO DA JUÍZA É CONTRÁRIA AO INTERESSE PÚBLICO, RETIRANDO QUALQUER EXIGÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO, POR MÍNIMA QUE SEJA, PARA O EXERCÍCIO DO JORNALISMO, PROFISSÃO QUE, EM SUA EXISTÊNCIA, TEM FORMA DECISIVA NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DIVULGADA À SOCIEDADE. DECISÃO QUE TENTA RETIRAR DOS JORNALISTAS UMA CONQUISTA DE OITO DÉCADAS: A EXIGÊNCIA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA A OBTENÇÃO DO REGISTRO PROFISSIONAL (NOTA DIVULGADA PELA FENAJ EM 10 DE JANEIRO DE 2003.