Discurso durante a 34ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governo para que reduza o preço dos combustíveis e do gás de cozinha, tendo em vista a queda do preço internacional do barril de petróleo. (Como Líder)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.:
  • Apelo ao Governo para que reduza o preço dos combustíveis e do gás de cozinha, tendo em vista a queda do preço internacional do barril de petróleo. (Como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2003 - Página 6602
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUGUSTO BOTELHO, SENADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), PRESIDENCIA, SESSÃO, SENADO.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REDUÇÃO, PREÇO, COMBUSTIVEL, GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP), RESULTADO, DESVALORIZAÇÃO, PETROLEO, INICIO, PARALISAÇÃO, GUERRA, ORIENTE MEDIO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, quero registrar a minha satisfação em ver V. Exª, Senador Augusto Botelho, de Roraima, presidindo a sessão do Senado Federal. É uma satisfação muito grande participar desta sessão.

Pedi a palavra para fazer um registro rápido e um apelo ao Governo Federal. A guerra do Iraque já está se consumando. Os Estados Unidos já ocuparam Bagdá. A expectativa de desastre ambiental, por conta da queima de poços de petróleo, uma expectativa que elevou o preço do petróleo, já se dizimou. Não houve os conflitos que se esperava que existissem por conta dessa ação. Portanto, com uma solução sendo encaminhada para a guerra do Iraque, já se viu, a partir de ontem, uma grande queda no preço mundial do barril de petróleo. O petróleo, ontem, já foi a US$27 o barril - uma queda bastante grande.

Por que faço essa observação, Sr. Presidente? Para dirigir um apelo ao Presidente da Petrobras, ao Presidente José Eduardo Dutra, ex-Senador desta Casa, à Ministra Dilma Rousseff e ao Presidente Lula para que, efetivamente, com essa baixa no preço do petróleo, possam reduzir o preço do combustível e do gás de cozinha.

Na semana passada, o Governo do Presidente Lula já baixou o preço da gasolina de avião e do gás para as indústrias. Ora, é importante baixar o preço da gasolina de avião? É. É importante baixar o preço do gás para as indústrias? Também é. Mas eu diria que, na escala de prioridades sociais, neste País, seria, talvez, mais importante baixar o preço do gás de cozinha vendido ao cidadão, à família brasileira, e baixar o preço do óleo diesel que, efetivamente, transporta cargas e passageiros no nosso País.

Portanto, fica aqui o apelo para que o Governo Federal estude e aja imediatamente, baixando o preço desses produtos que ainda não tiveram a sua redução efetivada por conta da diminuição do preço mundial do barril de petróleo.

Faço esse apelo porque entendo que seja uma ação importante para a população, principalmente a mais pobre do nosso País. Tenho certeza de que o Presidente Lula, a Ministra Dilma Rousseff e o Presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, terão a sensibilidade necessária de tratar a população mais carente da forma como estão tratando os empresários, quer de avião, quer das indústrias que consomem gás.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2003 - Página 6602