Pronunciamento de José Sarney em 09/04/2003
Fala da Presidência durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
A PRESIDENCIA DESTA CASA CABE ZELAR PELA IMAGEM DO SENADO FEDERAL.
- Autor
- José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
- Nome completo: José Sarney
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- A PRESIDENCIA DESTA CASA CABE ZELAR PELA IMAGEM DO SENADO FEDERAL.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/04/2003 - Página 6813
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- REGISTRO, DIFICULDADE, NEGOCIAÇÃO, NATUREZA POLITICA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, EXERCICIO, DEMOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, PROCESSO LEGISLATIVO, TRAMITAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, RECURSO REGIMENTAL, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, EXPECTATIVA, TRABALHO, SENADO, CUMPRIMENTO, DEVER LEGAL.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney) - Senador Arthur Virgílio, ninguém mais do que eu pode ser testemunha de que a negociação política na área parlamentar é sempre um processo difícil; mas é um processo democrático, é uma aprendizagem construtiva da democracia.
Quanto ao sistema adotado nas medidas provisórias, à época também não concordei, acreditando que iríamos criar um problema difícil para a tramitação de matérias dentro do Legislativo.
Mas, na Presidência desta Casa, cabe-me, sobretudo, zelar pela imagem do Senado Federal. Evidentemente, acumulando matérias, como temos feito, não estamos ajudando a zelar por essa imagem. É nesse sentido que adotei essa providência.
Não excluí, e disse isto no meu primeiro pronunciamento, o recurso parlamentar da obstrução à votação. Podemos aprovar, rejeitar ou usar o recurso regimental da obstrução.
Na verdade, queremos dar ao País a visão que este Senado tem, que deve ter, que terá e que tem tido de trabalhar e cumprir com o seu dever.
Muito obrigado.