Pronunciamento de Fátima Cleide em 10/04/2003
Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade às famílias desabrigadas em Ji-Paraná/RO. Homenagem à cidade de Guajará-Mirim/RO pelo transcurso de seus 74 anos.
- Autor
- Fátima Cleide (PT - Partido dos Trabalhadores/RO)
- Nome completo: Fátima Cleide Rodrigues da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE PUBLICA.
HOMENAGEM.:
- Solidariedade às famílias desabrigadas em Ji-Paraná/RO. Homenagem à cidade de Guajará-Mirim/RO pelo transcurso de seus 74 anos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/04/2003 - Página 7156
- Assunto
- Outros > CALAMIDADE PUBLICA. HOMENAGEM.
- Indexação
-
- GRAVIDADE, CHUVA, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIO, JI-PARANA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), INTERDIÇÃO, RODOVIA, DESABAMENTO, PARTE, PONTE, REGISTRO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ANUNCIO, RECURSOS, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR).
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, GUAJARA-MIRIM (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO).
A SRª FÁTIMA CLEIDE (Bloco/PT - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamento informar-lhes que as fortes chuvas que caem há três dias sobre Rondônia, em particular sobre o Município de Ji-Paraná, a segunda maior cidade do meu Estado, deixaram diversas pessoas e famílias desabrigadas, causando, nesta madrugada, o rompimento da cabeceira da ponte sobre o rio Machado, vital para o trânsito da BR-364, a principal rodovia do Estado. Isso deixou incomunicáveis, além do Estado de Rondônia, os Estados do Amazonas e do Acre.
Quero me solidarizar com as famílias desabrigadas e com o Prefeito da cidade, Dr. Nico, que tem feito todos os esforços para solucionar os problemas da melhor maneira possível, minimizando o sofrimento daqueles que tiveram suas casas levadas pela água.
Há pouco, eu soube que o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes, irá liberar recursos emergenciais para recuperar a cabeceira da ponte.
Também registro a imensa solidariedade de empresários e da população do Estado, em especial do Município de Ji-Paraná, que carregam pedras e carrinhos de terra para solucionar o problema com a maior rapidez possível.
Agradeço o empenho do Ministro Adauto e do chefe do DNIT, Engenheiro José Humberto, e espero que as avarias da ponte sejam logo reparadas por quem de direito, pois essa obra é o elo que permite o transporte de mercadorias, pessoas e produtos agrícolas para a Capital do Estado, Porto Velho, para a Capital do Estado do Acre, Rio Branco, e para as cidades do Estado do Amazonas.
No dia de hoje, 10 de abril, parabenizo os munícipes e o Prefeito da cidade de Guajará-Mirim, localizada na fronteira do Estado de Rondônia com a Bolívia, que comemora 74 anos. Essa cidade, para nós, rondonienses, é a pérola do Mamoré.
Muito obrigada.