Discurso durante a 38ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação ao Senado Federal sobre o comparecimento do Embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Perez, amanhã, às onze horas, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para prestar esclarecimentos sobre a condenação à morte de três cubanos.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Comunicação ao Senado Federal sobre o comparecimento do Embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Perez, amanhã, às onze horas, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para prestar esclarecimentos sobre a condenação à morte de três cubanos.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2003 - Página 7793
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, SENADO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, CUBA, OPORTUNIDADE, DEBATE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, DENUNCIA, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, GOVERNO ESTRANGEIRO, PRISÃO, ESCRITOR, JORNALISTA, JULGAMENTO, PENA DE MORTE, CIDADÃO, CONTESTAÇÃO, REGIME.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, semana passada, ouvi manifestações do Senador Jefferson Péres relativas aos fatos ocorridos em Cuba e, ontem, do Senador Romero Jucá, que sugeriu que eu, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, convidasse o Embaixador de Cuba para aqui prestar esclarecimentos.

Coincidentemente, amanhã visitará o Senado Federal o Vice-Presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Sr. Jaime Crombet, que estará acompanhado do Deputado Ramón Pez Ferro e da Deputada Kênia Serrano.

Sr. Presidente, conversei com o Embaixador de Cuba, Jorge Lezcano Pérez e S. Exª se dispôs a, amanhã, às 11 horas, aproveitando a visita dos três representantes da Assembléia Nacional de Cuba, quando serão tratadas questões, com os Senadores da Comissão de Relações Exteriores, relativas ao intercâmbio entre Brasil e Cuba nas áreas cultural, comercial, econômica, tecnológica e outras, prestar esclarecimentos sobre o julgamento dos Srs. Hector Palácios, Ricardo Gonzáles e Raúl Rivero, e sobre a prisão de dezenas de escritores e pessoas que têm criticado o sistema político vigente naquele País.

Portanto, Sr. Presidente, teremos oportunidade de discutir com os membros da Assembléia Nacional Cubana os graves episódios ocorridos em Cuba, que levaram o eminente escritor José Saramago, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, a afirmar:

A dissidência é um direito que se encontra e se encontrará inscrito com tinta invisível em todas as declarações de direitos humanos passadas, presentes e futuras. É um ato irrenunciável de consciência.

As palavras de José Saramago, diante desses episódios, ecoam em todas as consciências democráticas do mundo e neste Congresso.

Convido todos os Srs. Senadores, membros ou não da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para, amanhã, às 11 horas, na sala da Comissão, ouvirmos o Embaixador de Cuba e os representantes da Assembléia Nacional Cubana.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2003 - Página 7793