Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

INTERPELAÇÃO AO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, SR. MARIO THOMAZ BASTOS.

Autor
Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • INTERPELAÇÃO AO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, SR. MARIO THOMAZ BASTOS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2003 - Página 8564
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • APOIO, UNIFICAÇÃO, SISTEMA, SEGURANÇA PUBLICA, BRASIL, COMENTARIO, EXPERIENCIA, ORADOR, IMPLEMENTAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), SUGESTÃO, REALIZAÇÃO, CONFERENCIA, MUNICIPIOS, ESTADOS, AMBITO NACIONAL, DEBATE, POPULAÇÃO.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Heráclito Fortes, Srªs e Srs. Senadores, parabenizo o Ministro Márcio Thomaz Bastos, porque fiquei feliz quando ouvi falar em Sistema Único de Segurança.

Participei e participo da implantação do SUS, que ainda está-se desenrolando. Tivemos uma experiência que despertou as pessoas. Havia certa animosidade entre os níveis municipal e estadual nas equipes de saúde, além da duplicidade de ações e de gastos. Com as conferências municipais e estaduais de saúde e com a conferência nacional, chegamos a consensos. Houve um despertar do sentimento de que o Sistema Único seria melhor do que aquele que funcionava anteriormente.

Pedi a palavra apenas para sugerir a V. Exª que analisasse a possibilidade de realização de conferências municipal, estadual e nacional de segurança pública, para podermos discutir com a população e com os prestadores de serviços nos locais em que sofrem as conseqüências do problema da segurança.

Concordo também com o Líder do Governo que a falta de segurança é fruto da desigualdade social existente em nosso País. Sei que as medidas que estamos tomando não terão valor nenhum se não conseguirmos diminuir a distância entre os mais pobres e os mais ricos no Brasil.

Sugiro então que V. Exª pense na possibilidade de realizar conferências nacional, estadual e municipal de segurança pública.

Era o que eu tinha a dizer. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2003 - Página 8564