Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

INTERPELAÇÃO AO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, SR. MARIO THOMAZ BASTOS.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • INTERPELAÇÃO AO MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, SR. MARIO THOMAZ BASTOS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2003 - Página 8568
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • REGISTRO, DIFICULDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), FISCALIZAÇÃO, FRONTEIRA, EXPECTATIVA, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, COMBATE, CONTRABANDO, ARMA, DROGA, SOLICITAÇÃO, APOIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).
  • SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, UTILIZAÇÃO, TECNOLOGIA, INTEGRAÇÃO, TRABALHO, POLICIA FEDERAL, POLICIA, ESTADOS.

O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS) - Obrigado, Senador Antonio Carlos Magalhães. Tenho a honra de receber esse elogio de V. Exª. Muito obrigado.

Sr. Presidente, primeiramente, cumprimento o Sr. Ministro Márcio Thomaz Bastos pela carreira, pelo profissionalismo, pela competência que sempre teve e pelo espírito público que tem demonstrado. Apesar de ter uma das bancas de advogados mais competentes e mais respeitadas do País, seu espírito público impeliu-o a trabalhar conosco, sendo Ministro do nosso Governo. É uma honra muito grande, para todos nós, o que V. Exª representa no Ministério e para o futuro do País.

Resumirei minhas palavras, porque sei que V. Exª tem outros compromissos.

Acredito que o Governo Lula será muito voltado para a questão da segurança pública. Segurança pública será um dos temas prioritários do Governo, que se ocupará das questões econômicas, de infra-estrutura e de desenvolvimento social, mas, especialmente, dará muita atenção à segurança pública, talvez o tema mais preocupante para a população brasileira.

Como Senador pelo PT de Mato Grosso do Sul, eu gostaria de insistir um pouco com relação às fronteiras. Estive com o Governador Zeca, numa audiência com V. Exª. Mato Grosso do Sul está muito preocupado com essa questão das fronteiras. Somos um Estado com agricultura e pecuária fortes e estamos fazendo um esforço muito grande para agregar valor aos nossos produtos. Mas temos uma grande dificuldade, que são as fronteiras. Por ali, entram o contrabando de armas e as drogas. Precisamos de um programa consistente do Governo Federal com o Governo Estadual, no sentido de atacar essa questão.

Por isso, Sr. Ministro Márcio Thomaz Bastos, devido à dedicação que lhe é peculiar, peço a V. Exª que nos ajude muito, principalmente para montar um projeto para as fronteiras do Brasil. Durante a campanha, insisti muito nesse aspecto. E refiro-me não só às fronteiras de Mato Grosso do Sul, mas de Rondônia, do Acre, de Roraima, enfim, de todos os nossos Estados fronteiriços com países como o Paraguai e a Bolívia. É necessário um projeto claro, que permita às pessoas saírem das drogas e do contrabando, para que venhamos a produzir, gerar valor e ter perspectivas melhores em nossas fronteiras.

Aproveito também a oportunidade para ouvir a opinião de V. Exª quanto à questão tecnológica referente à segurança de fronteira. Hoje, segurança implica tecnologia e, ao mesmo tempo, efetivo. Gostaria de saber como seria essa atuação, essa colaboração, esse trabalho conjugado entre a Polícia Federal e as Polícias dos Estados.

Quero parabenizar V. Exª e dizer que estaremos sempre juntos, trabalhando por esse grande desafio que V. Exª tem à frente em nosso Governo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2003 - Página 8568