Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. AURELIANO CHAVES, EX-VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX-GOVERNADOR E EX-DEPUTADO.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. AURELIANO CHAVES, EX-VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX-GOVERNADOR E EX-DEPUTADO.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2003 - Página 9337
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, AURELIANO CHAVES, EX VICE PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em nome do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifesto os nossos pêsames à família e registro nos Anais do Congresso o nosso sentimento de dor e de perda.

É inegável que Aureliano Chaves foi um homem que serviu ao País nos postos mais relevantes da República e, mais do que isso, um homem que, ao longo de toda a sua vida, teve uma marca essencial, a da defesa da Nação, o sentimento nacionalista, a defesa dos valores que constituem a pátria brasileira. Essa marca nacionalista o colocou, muitas vezes, contrário aos interesses, às ondas e às circunstâncias, mas eu diria que há uma coerência ao longo de toda a sua trajetória de vida pública.

Portanto, rendo homenagens a esse homem público que prestou tantos serviços ao nosso País e dizer que está absolutamente correta a iniciativa da Mesa de uma presença oficial do Senado Federal nos funerais, bem como a suspensão das nossas atividades como demonstração do respeito que o Poder Legislativo, o Senado Federal tem pelo ex-Presidente da República e por toda sua carreira, marcada por uma contribuição relevante ao nosso País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2003 - Página 9337