Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Desligamento de S.Exa. da Comissão de Ética do Senado, tendo em vista a decisão da Mesa, sobre o processo do Senador Antonio Carlos Magalhães.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Desligamento de S.Exa. da Comissão de Ética do Senado, tendo em vista a decisão da Mesa, sobre o processo do Senador Antonio Carlos Magalhães.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2003 - Página 9678
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ANUNCIO, REQUERIMENTO, DESLIGAMENTO, ORADOR, CONSELHO, ETICA, SENADO.
  • DISCORDANCIA, DECISÃO, MESA DIRETORA, ARQUIVAMENTO, DENUNCIA, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES, SENADOR.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estava aqui recolhido e calado, porque julguei que, com relação aos fatos sob nossa apreciação, no Senado Federal, já havia dito o que teria de dizer no meu relatório, que apresentei ao Conselho de Ética. Fala-se que decisões do Supremo Tribunal Federal não devemos discutir; devemos cumprir. Decisões da Casa a que pertenço também devo cumprir. Contudo, a grande maioria delas cumpro com satisfação e respeito. A decisão tomada aqui, hoje, neste plenário, devo também cumprir, dado o procedimento que se instituiu. Mas confesso a V. Exª e aos meus Pares que a cumpro com profundo pesar e tristeza.

E decisão grave como esta tem conseqüências. Com relação a mim, pessoalmente, a conseqüência imediata é que encaminharei, assim que chegar ao meu gabinete, requerimento ao Sr. Presidente do Conselho de Ética, pedindo o meu desligamento, porque não vejo mais razão para ali permanecer, temeroso de que suas futuras decisões, das quais poderei fazer parte, resultem em pó de areia, em absolutamente nada. Portanto, comunico a V. Exª, ao Plenário e aos meus Pares que estarei protocolando requerimento atinente ao meu desligamento do Conselho de Ética.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2003 - Página 9678